Vacina BCG completa 101 anos de combate à tuberculose

Doença bacteriana é contagiosa e representa maior risco às crianças; imunizante é oferecido gratuitamente nas UBS

Por Gabriel Serpa

Dia 1º de julho marca a data em que se celebra a vacina BCG. Criada em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin, o imunizante é utilizado na prevenção da tuberculose — doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.

“A tuberculose pode atacar diversos órgãos e partes do corpo humano, como cérebro, coração, rins, ossos e pele — não só pulmões”, adverte Dr. Marco Antonio Cyrillo, médico infectologista do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

A doença quando não tratada corretamente pode levar a sérias complicações como meningite: inflamação das membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Em alguns pacientes, pode ser assintomática. Daí a importância de imunizar crianças com a BCG entre o dia do nascimento até os cinco anos de idade.

A Vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é aplicada em dose única — ela é responsável pela cicatriz, ou “marquinha”, que temos no braço. Por ser desenvolvido a partir do micro-organismo bacteriano atenuado (enfraquecido), o imunizante não deve ser aplicado em pessoas imunodeprimidas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 40 mil casos de meningite tuberculosa são evitados no mundo, graças à aplicação da BCG. A vacinação salva vidas.