Mais de 15 milhões de adultos vivem com diabetes no Brasil

Aumento da glicose no sangue, sede, vontade constante de ir ao banheiro, fome e perda de peso são principais sintomas da falta de controle da doença

 

Por Beatriz Rodrigues

O Dia Nacional do Diabetes é comemorado em 26 de junho e tem o intuito de conscientizar e trazer mais visibilidade para a doença no país onde 15 milhões de adultos vivem com a enfermidade.

O Diabetes Mellitus é uma doença que se caracteriza pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Ela pode ocorrer por defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A condição é diagnosticada através de exames de sangue que mostram a elevação da glicose.

A forma mais comum de diabetes é o tipo 2 (80% dos casos) e surge com o tempo, principalmente em pessoas com maus hábitos alimentares, excesso de peso, falta de atividade física e com antecedentes familiares. Os sintomas manifestam-se de maneira silenciosa.

“Mudanças do estilo de vida são parte do tratamento em qualquer fase da doença e para qualquer tipo de diabetes. A redução na alimentação industrializada e aumento de atividade física contribuem muito para o controle da doença e também para a prevenção. Medicações podem ser necessárias para contribuir para o controle das glicemias.” Diz a Dra. Lívia Porto Cunha, endocrinologista especialista em Diabetes Mellitus do HSPM.

Pacientes com esse quadro devem evitar doces em geral, bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas. Existem também alguns alimentos que ajudam no controle: grãos integrais, legumes e oleaginosas.

A falta de controle e tratamento pode acarretar outros problemas, como, doença renal, risco maior de infarto e AVC, demência, cegueira e pé-diabético (alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado, como infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores).

Diabetes é silencioso, cuide-se!