HSPM recebe Selo SINASC Ouro

Iniciativa avalia trabalho de coleta de dados sobre nascidos vivos em hospitais públicos e privados

Foto das funcionárias recebendo a placa do prêmio Sinasc, duas mulheres do lado esquerdo e duas do lado direito
Servidoras que coletam, digitam e preenchem os dados receberam o prêmio em nome do hospital. 

 

Texto: Rosângela Dias
Foto: Edson Hatakeyama 
 

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) participou nesta sexta-feira (10/09) da cerimônia de entrega do Selo SINASC 2020, iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que reconhece o trabalho realizado por hospitais, maternidades e casas de parto (públicos e privados) no aprimoramento da coleta de informações sobre os nascidos vivos no município de São Paulo. O hospital recebeu o Selo Ouro pelo padrão de qualidade alcançado no ano passado quanto à coleta, preenchimento e digitação das informações.

O SINASC é o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos utilizado em todo o território nacional e indica, entre outras coisas, o número de partos realizados em maternidades públicas e privadas. A coleta é importante para orientar as políticas de saúde.

A premiação considera dois critérios: a pontualidade no envio de todas as Declarações de Nascido Vivo (DN), que devem ser emitidas pelo hospital até o dia 15 do mês seguinte ao nascimento do bebê e a qualidade dos dados, que avalia se os formulários foram preenchidos corretamente.

Participaram da entrega do prêmio a técnica de enfermagem Fabiana Crispim e a agente de apoio Rita de Souza, que trabalham na UTI Neonatal do HSPM e realizam a coleta, digitação e preenchimento dos dados no sistema. A encarregada de equipe técnica do hospital, Marines Lopes, também esteve na cerimônia e ressaltou a importância do reconhecimento.

“Para nós é muito gratificante a conquista do Selo Ouro, fruto de um trabalho realizado em equipe com muita eficiência”, afirmou a servidora.