Cirurgia cardíaca inédita é realizada no HSPM

Novo procedimento reduz o risco de morte e proporciona recuperação mais rápida ao paciente

 

Texto: Rosângela Dias

Profissionais da clínica de Cardiologia e do setor de Hemodinâmica do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizaram um procedimento cirúrgico inédito na rede municipal da saúde de São Paulo. Pouco praticada em hospitais do País, a correção da comunicação interventricular por infarto aconteceu no início de agosto e tem como um dos principais benefícios a redução do risco de morte de 80% para 3%.

A operação aconteceu via percutânea, uma técnica menos invasiva do que a chamada cirurgia aberta, e que proporciona maior rapidez na recuperação pós-cirúrgica. O paciente beneficiado pela nova tecnologia, um idoso de 85 anos, havia sido avaliado por outro hospital, onde a equipe optou por não realizar a cirurgia aberta em decorrência de seu estado delicado de saúde. Após a negativa, o usuário se dirigiu ao HSPM e os profissionais decidiram realizar o procedimento pela possibilidade de oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

O cirurgião cardiovascular Dr. André Luiz Mendes Martins, liderou a operação e explica como funciona. “Com uma agulha fina, é feita a punção de uma artéria na virilha, introduzido o cateter que leva a prótese até o orifício dentro do coração, e após ser fechado, faz com que o coração volte a funcionar em condições normais. Quase não há sangramentos e a recuperação é mais rápida”, disse o especialista.

Foram quatro horas de operação e o paciente permaneceu internado quatro dias antes de retornar para a casa. A equipe médica foi composta pelo Dr. André, Dr. José Honório Palma, Dr. Anderson de Melo Mota Ataíde, Dr. Daniel Rodrigues Alves, Dr. José Caruso, médico anestesista, além de residentes. Os profissionais também tiveram apoio da coordenadora da clínica de Cardiologia, Dra Regina Adler, e do cardiologista Dr. Rudyney Uchoa Azevedo, que indicou o procedimento. Profissionais da Hemodinâmica também colaboraram com a cirurgia.

“Incorporamos essa nova e importante tecnologia ao hospital, e agora está disponível para o servidor. É um progresso, um passo importante que foi possível pelo empenho da diretoria, que investiu e nos deu condições para realizar o procedimento”, enfatizou o Dr. André Luiz Mendes Martins.