HSPM recebe visita da Secretaria Municipal da Saúde

Secretário-Adjunto e Secretária-Executiva de Atenção Hospitalar estiveram no hospital

Equipe do HSPM e da FIDI
Secretário-Adjunto visitou o Centro de Diagnóstico, acompanhado pela Superintendência do HSPM e equipe da FIDI

 

Texto e fotos: Daniela Avancini

O Secretário-Adjunto, Dr. Luiz Carlos Zamarco, visitou na manhã desta sexta-feira (13/08) as dependências do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), acompanhado pela Secretária-Executiva de Atenção Hospitalar, Dra. Marilande Marcolin, onde foram recebidos pela Superintendente, Dra. Elizabete Michelete, pela Chefe de Gabinete, Dra. Flávia Ivana Pallinger, pelo Diretor do Departamento de Apoio Técnico, Dr. Vicente José Salles de Abreu, pela Diretora de Divisão Técnica, Dra. Lucia de Fátima Luna Mota e pelo Engenheiro do Departamento de Técnico de Administração e Infraestrutura (DAI), Sr. Alan dos Santos de Jesus.

A visita teve início pelo Centro de Diagnóstico para conhecer o novo tomógrafo computadorizado de 80 canais. O equipamento é um dos mais modernos da categoria e conta com muitos recursos que proporcionam mais qualidade e melhor resolução das imagens. Em seguida visitaram o setor de Hemodinâmica, que recentemente recebeu o investimento em um software para imagens em 3D, para embolização de tumores, miomas e adenomas, beneficiando o diagnóstico de aneurismas e malformações vasculares, entre outras aplicações.

O software foi adquirido com emenda parlamentar de 2020 do vereador Eduardo Suplicy e o tomógrafo com emendas parlamentares de 2019, encaminhadas pelos vereados Eduardo Suplicy, Celso Jatene e Sandra Tadeu, com complementação de investimento da Prefeitura de São Paulo.

Dr. Zamarco afirmou: “É um imenso prazer voltar ao HSPM e ver que as melhorias continuam. Estamos modernizando o parque tecnológico e reformando as estruturas antigas, tudo para melhorar o ambiente de trabalho para os nossos funcionários e prestar um atendimento cada vez melhor para os servidores da Prefeitura e seus dependentes. Fico muito feliz com mais essas conquistas.”

“Os novos equipamentos vão trazer mais qualidade e segurança de atendimento para os pacientes e o hospital contará com exames mais precisos, permitindo um diagnóstico mais rápido. Conseguir a compra de equipamentos modernos (com alto valor de investimento) no serviço público é trabalhoso e difícil, por isso estou feliz e precisamos comemorar”, afirmou a Secretária-Executiva de Atenção Hospitalar Dra. Marilande Marcolin.

 
O Secretário-Adjunto passou por outras áreas do hospital, como o setor de Hemodinâmica


Além dos novos equipamentos, o setor aderiu ao Projeto de Humanização nos Ambientes Hospitalares, realizado pela FIDI em diversos hospitais. A ação, sem custos ao hospital, consistiu na aplicação de adesivos decorativos em todos os espaços, tornando o ambiente mais agradável e confortável. A visita ao local foi acompanhada pela equipe da FIDI, representada pela Sra. Tatiana Hesser (Superintendente de Gente & Gestão), Sra. Vanessa Guilherme (Superintendente de Operações), Sra. Simone Vicente (Superintendente de Novos Produtos), Sr. Marcelo Cunha (CEO), Sra. Cristiane Claro (Coordenadora de Relações Institucionais), Sr. Adalberto Wiesinger (Gerente de Operações) e pela Sra. Karen Demétrio Lopes Regis (Enfermeira). Nossos agradecimentos!

Na oportunidade, o secretário-adjunto visitou a enfermaria do 4º andar. O local passou por ampla reforma para readequação física, realizada de forma emergencial pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), inicialmente para atender demandas da Covid-19, mas que com a redução dos casos no hospital, a área foi destinada ao atendimento de Oncologia. No mesmo local ficam quatro consultórios oncológicos, a sala de infusão (quimioterapia) e a enfermaria com nove leitos de internação.

Foto na entrada da enfermaria
Da esqueda para a direita: Dr. Zamarco, Dra. Marilande, Dra. Elizabete e Dra. Flávia


Por fim, o Secretário-Adjunto também percorreu o Serviço Técnico de Análises Clínicas (Laboratório), onde foi recepcionado pela biomédica e coordenadora do local, Sra. Mônica Ahmed, que mostrou o funcionamento e os modernos equipamentos. O Laboratório é responsáveis por apoiar até 75% das decisões clínicas nos setores de Internação, Prontos-Socorros e Ambulatórios, com base em metodologias como quimiluminescência, HPLC, citometria de fluxo, biologia molecular (apoio), microscopia, entre outras.
 

Laboratório do hospital
A visita terminou no Laboratório do hospital