Equipamento de angiografia recebe software para imagens 3D

Programa é permite maior nitidez, menos exposição à radiação e aquisição de imagem em 180°

Angiografia



Por: Rosângela Dias


O setor de Hemodinâmica do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) passou por atualização, com upgrade de software do angiógrafo, aparelho utilizado no mapeamento de veias e artérias. O programa foi desenvolvido especialmente para embolização de tumores, como os hepáticos, e permite a aquisição de imagens em 180°, resultando em maior nitidez para identificação do tumor.

O software contém recursos destinados à Radiologia Intervencionista e Neurorradiologia e que podem ser utilizados para embolização de miomas uterinos (evitando a histerectomia) e adenomas da próstata e aquisição de imagem em 3D, o que beneficia o diagnóstico de aneurismas e malformações vasculares, cerebrais ou periféricas, entre outras aplicações.

“Trata-se de um software bastante sofisticado e que será de extrema utilidade para os nossos profissionais e pacientes”, afirmou a Superintendente Dra. Elizabete Michelete. Foram investidos R$ 850 mil na aquisição, provenientes de emenda parlamentar do vereador Eduardo Suplicy. O diretor do Departamento de Apoio Técnico (DAT), Dr. Vicente José Salles de Abreu, detalha as utilidades do novo software.

“Permite a realização de exames e tratamentos com maior rapidez, menor exposição à radiação e menor volume de contraste”. Os recursos disponíveis incluem ferramenta para quimioembulização, biópsia guiada, visualização do caminho percorrido pelo cateter, a possibilidade de sobreposição de imagens de tomografia e ressonância, entre outros.

Inovação

A Dra. Neiva Maricia Jacques, responsável pela radiointervenção, enfatizou que poucos hospitais da rede pública contam com serviço de Radiologia Intervencionista e o software vai proporcionar a modernização do setor.

“Realizamos procedimentos de grande sofisticação. O investimento para a compra do software ganhou força com a gestão da atual Superintendente e com o apoio da coordenadora do Centro Diagnóstico, Dra Lúcia de Fátima Luna Mota. Tenho imenso orgulho do nosso hospital e do trabalho que desenvolvemos aqui”.

Os servidores que atuam na Hemodinâmica passaram por treinamento com engenheiro da Siemens, fabricante do software, para conhecer os recursos disponíveis, como o tratamento de imagem.