Hepatites virais podem evoluir para quadros graves

Ausência de tratamento adequado pode provocar complicações, como a evolução para cirrose

Logo do HSPM responde, com uma mão segurando um megafone saindo de dentro de um celular

Por: Thayná Franzo

Hepatites virais são doenças causadas por vírus que atacam o fígado, podendo afetar seu funcionamento. Os tipos A, B e C provocam sintomas que variam desde vômitos, dores e febres, até casos de pacientes assintomáticos. Neste Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, o HSPM Responde traz uma entrevista com o coordenador da Gastroclínica do hospital, Dr. Cleyton Padilha Andrade, que fala sobre transmissão, formas de tratamento e vacinas disponíveis.

O que são hepatites virais?
As hepatites virais são doenças causadas por determinados vírus que acometem o fígado, podendo levar desde quadros assintomáticos a quadros extremamente graves.

Quais são os tipos de hepatite?
Existem vários tipos de hepatites virais, as três principais são hepatite A, hepatite B e hepatite C. A hepatite A pode ser transmitida por água e alimentos contaminados, sendo na maioria dos casos de resolução espontânea. As hepatites B e C podem ser transmitidas através do contato com secreções corporais ou sangue. Podem evoluir para quadros graves, sendo necessário o acompanhamento médico regular e tratamento específico.

Como ocorre a transmissão do vírus?
A hepatite A é transmitida através da água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C possuem transmissão por solução de continuidade (pele e mucosas) e parenteral, ou seja, pelo contato com sangue e secreções corporais de indivíduos infectados. Nestes casos, a transmissão ocorre pelo uso de agulhas, seringas, pedicure, manicure, lâminas de barbear, tatuagens e piercings quando realizados sem os cuidados de esterilização adequados. Outra via de transmissão é através de relação sexual desprotegida.

Quais são os sintomas?
Os sintomas das hepatites virais podem variar de pessoa para pessoa. Podem ocorrer infecções assintomáticas, nas quais a pessoa não sente absolutamente nada. Em outros casos, a pessoa pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, fraqueza, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e fezes mais claras. Em casos mais graves pode haver evolução para cirrose, neoplasia e morte.

Qual o tratamento para a doença?
Em casos mais leves, o tratamento será apenas repouso. Em outros, pode haver necessidade do uso de medicações específicas para combater o vírus. O tratamento pode durar meses ou anos.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de hepatite pode ser obtido através da coleta da história do paciente e de um exame físico atencioso realizado pelo médico, corroborado por exames de sangue.

Hepatite tem cura?
Sim! As hepatites virais, se corretamente tratadas, possuem cura na maioria das vezes. Alguns casos específicos necessitarão de medicação por longos períodos. Outros casos podem exigir avaliações médicas regulares para evitar as complicações da doença.

Como se prevenir da doença?
Para se prevenir contra a hepatite A, devemos sempre utilizar água filtrada, tratada e clorada. O cuidado no preparo e consumo dos alimentos também é essencial para evitar a contaminação. No caso das hepatites B e C, a prevenção deve ser com uso de preservativo na relação sexual, jamais compartilhar seringas, lâminas ou agulhas e certificar-se da esterilização de equipamentos em manicures ou estúdios de tatuagem/piercings.

A hepatite pode deixar alguma sequela no fígado caso não seja tratada?
As hepatites virais B e C, quando não corretamente identificadas e tratadas, podem deixar sequelas permanentes no fígado. Pode ocorrer evolução para cirrose (alteração grave na estrutura e funcionamento do fígado), neoplasia e óbito.

A vacina disponível no SUS atualmente protege contra quais tipos de hepatite?
A vacina contra hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as crianças com idade inferior a dois anos. Já a vacinação para hepatite B pode ser realizada em toda a população, independentemente da idade. Infelizmente, ainda não existe vacina contra a hepatite C.