Saiba mais sobre prevenção de acidentes de trabalho

Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador é responsável por ações e campanhas educativas no HSPM


Foto da equipe de segurança do trabalho (7 homens e 1 mulher) em foto ao ar livre
Equipe de Segurança do Trabalho do hospital. Foto: Rosângela Dias


Por: Rosângela Dias e Giovanna Anjos 

O Dia Nacional da Prevenção Contra Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, foi instituído para alertar e prevenir ocorrências que prejudiquem a saúde dos servidores. No Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), o Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (Nest) é responsável por levantar pontos críticos e formas de preveni-los.

O Nest é coordenado pela Dra. Filomena Rita Palermo Perez e conta com a seção de Engenharia e Segurança do Trabalho, que realiza inspeções para identificar situações que possam gerar riscos de acidentes. Em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por servidores de diversos departamentos, analisa acidentes ocorridos para identificar as causas e propor medidas de correção da situação de risco.

“Para os atos inseguros que possam causar acidentes com lesão, são ministrados treinamentos e diálogos de segurança. Também são realizados treinamentos com a finalidade de orientar e conscientizar os servidores sobre a segurança no trabalho e o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, explicou Carlos Alberto Durso Carneiro, engenheiro de segurança do trabalho do Nest.

O setor também realiza campanhas educativas e oferece curso de formação de brigadistas, que será retomado neste mês de agosto seguindo todos os protocolos de segurança. As inscrições poderão ser efetuadas no link http://bit.ly/brigadacurso.