Bombeiros civis iniciam trabalho no HSPM

Posto dos bombeiros funciona ao lado da portaria de entrada para funcionários e conta com dois profissionais por plantão

 

foto com a equipe de oito bombeiros uniformizados, parados com as mãos para trás em frente á rampa do hospital.

 Integração da equipe aconteceu no final do mês de junho . Foto: Rosângela Dias


Por: Rosângela Dias

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) conta a partir de agora com uma equipe de bombeiros civis, situada em um posto base ao lado da portaria para entrada de funcionários. Em caso de emergência de incêndio ou comunicação de necessidade de resgate de acidentes nas áreas internas e externas do HSPM, o serviço deve ser acionado pelo ramal 7952.

Serão dois profissionais por plantão. Um bombeiro fica na base para monitorar as duas centrais de alarme de incêndio, acompanhar e repassar os eventos relatados e estabelecendo seu nível de prioridade, enquanto o segundo bombeiro realiza rondas periódicas pelo complexo hospitalar e seus anexos, bem como atende as solicitações encaminhadas pelo profissional que está na base e pela segurança do trabalho.

“Essa é uma grande conquista para o hospital, que contará com o apoio de profissionais capacitados para auxiliar em situações de emergência”, afirmou a Superintendente Elizabete Michelete. As atribuições dos bombeiros incluem monitorar as bombas de hidrantes e detectores de fumaça, verificar a situação dos equipamentos de combate a incêndio, sinalizações de emergência e balizadoras, realizar rondas nas casas de máquinas, inspecionar as condições das sinalizações de emergências e rotas de fuga e participar dos eventos e atividades da brigada de prevenção e combate a incêndios do HSPM, entre outras atividades.

Outra importante função da equipe é orientar usuários e servidores sobre a proibição do uso de cigarro no ambiente hospitalar, interno e externo, uma vez que o descarte das bitucas é um importante causador de focos de incêndio. A proibição é baseada na Lei Estadual 13.541 de 07 de maio de 2009.

Carlos Alberto Durso Carneiro, engenheiro de segurança do trabalho do Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (Nest), conta que os profissionais passaram por integração no dia 25 de junho. “Mostramos as áreas do hospital, falamos sobre extintores, hidrantes, alarmes, rotas de fuga e brigada de incêndio. Também receberam informações técnicas sobre o funcionamento da central de alarme e participaram de uma apresentação sobre a missão, visão e valores do hospital”.