Saúde ocular está relacionada a hábitos saudáveis

Coçar os olhos com força e passar muito tempo em frente à tela do computador ou celular podem prejudicar a visão

Logo do HSPM responde, com uma mão segurando um megafone saindo de dentro de um celular

 

Por: Thayná Franzo

É através dos olhos que enxergamos o mundo e para que a nossa interpretação do ambiente seja bem aproveitada, os cuidados com a saúde ocular precisam estar em dia. A data 10 de julho marca o Dia da Saúde Ocular e a oftalmologista do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Dra. Karla Liparizi, esclarece dúvidas e cuidados com a visão em entrevista ao HSPM Responde.

Quais hábitos podem prejudicar a saúde ocular?
Alguns hábitos podem prejudicar a saúde ocular, sendo os mais comuns: o uso de colírios sem orientação médica, o que pode causar doenças como o glaucoma, catarata ou até mesmo agravar infecções, como o herpes ocular; coçar os olhos com força e com frequência, pois pode causar o ceratocone, deformação da córnea que, em casos muitos avançados, podem ser necessária cirurgia, como um transplante da córnea; comprar óculos sem prescrição de médico oftalmologista poderá retardar o diagnóstico de doenças como o glaucoma, retinopatia diabética, catarata e infecções que, se não tratadas precocemente, podem evoluir para a cegueira.

Por que não é correto dormir de lentes de contato?
As lentes de contato diminuem a oxigenação da córnea. Dormir com as lentes poderá causar problemas como deixar os olhos vermelhos, visão turva, dificuldade em retirar as lentes de contato e predispor a infecções e úlceras da córnea.

Passar muito tempo no celular prejudica a visão?
Passar muito tempo no celular ou outros dispositivos eletrônicos, como tablets ou computadores, causam ressecamento dos olhos, com vermelhidão, ardência, embaçamento e cansaço visual. Recomendam-se pausas periódicas ou uso frequente de lubrificantes oculares. Atividades de relaxamento podem ser benéficas, como, a cada 20 minutos, deixar de olhar para a tela e olhar para longe, a uma distância de seis metros ou mais, através de uma janela, por exemplo, durante 20 segundos. Isso funciona como exercício de relaxamento e atenua os sintomas desagradáveis. O excesso na utilização destes dispositivos eletrônicos também pode alterar o ciclo do sono, ao diminuir a produção da melatonina.

Como manter a visão saudável?
Ter bons hábitos de vida e saúde, controlando as doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial e tratar doenças infecciosas nas fases iniciais para amenizar complicações. Durante a gravidez, prevenir doenças como a rubéola, sífilis, toxoplasmose, que, se diagnosticadas precocemente com um bom pré-natal, pode prevenir a cegueira no recém-nascido. Também é importante realizar visitas periódicas com o médico oftalmologista, principalmente após os 40 anos, para o diagnóstico precoce do glaucoma, catarata e doenças da retina, como a retinopatia diabética e a DMRI – doença macular relacionada à idade, uma das maiores causas de cegueira.

Existem contraindicações para o uso das lentes de contato?
Sim, não são todas as pessoas que podem utilizar as lentes de contato. Por isso, são realizados testes para o seu uso, por conta da diversidade de tipos de lentes e de olhos. A diminuição na produção de lágrimas, características de bléfaro-conjuntivites crônicas, são fatores que inibem a sua utilização. Bons hábitos de higiene e cuidados com as recomendações para o uso das lentes são essenciais para prevenir complicações. Lentes de contato mal indicadas, mal adaptadas e com cuidados inadequados pode levar a alterações crônicas e potencialmente graves, como a úlcera de córnea.

Quais hábitos que ajudam a prevenir doenças oculares?
Manter hábitos que promovam equilíbrio e saúde. Pessoas saudáveis, que praticam atividade física regular, com um sono reparador e alimentação equilibrada, terão menor chance de desenvolver doenças, principalmente diabetes e hipertensão arterial. É importante a prevenção de doenças crônicas e nas gestantes, cuidados pré-natais desde o início da gravidez.
Em crianças, é sugerido o exame oftalmológico já a partir dos três anos de idade. Os adultos devem visitar periodicamente o médico oftalmologista a partir dos 40 anos. Outro ponto é o uso de cinto de segurança, que é um fator importante para a redução de traumas oculares.

Forçar a vista piora o grau dos óculos?
Não. Pessoas que não utilizam os óculos mesmo quando são necessários, irão apresentar sintomas de cansaço visual, variável de intensidade dependendo do trabalho, do ambiente, da iluminação e da própria pessoa.

Coçar os olhos com frequência pode causar algum dano?
Sim, principalmente em crianças portadoras de alergias em que a coceira é um dos principais sintomas. O hábito crônico e intenso de coçar os olhos acarreta uma deformação na córnea, indo da forma arredondada para um formato pontudo, em forma de cone, chamado de ceratocone. Coçar os olhos de forma intensa e frequente também pode acarretar danos vítreo-retinianos, além de complicações variadas em pacientes com antecedentes de cirurgia oftalmológica.

Por que as pessoas percebem mudanças na visão conforme vão envelhecendo?
É de conhecimento geral que, a partir dos 40 anos de idade, será necessário utilizar óculos para perto, por causa do que é chamado popularmente de vista cansada. Isto acontece devido à perda da capacidade de acomodação dos olhos e dificuldade de focar os objetos para perto, com piora progressiva a partir dessa idade. Também é comum ocorrer perda da visão de contraste, sendo um dos motivos de precisarmos melhorar a iluminação para realizar tarefas com maior conforto e precisão. O envelhecimento atinge outras estruturas oculares, o cristalino evolui com perda da transparência (conhecida como catarata), com indicação cirúrgica quando prejudica a realização de atividades cotidianas.