Inverno e asma: uma combinação que exige atenção redobrada

Doença atinge cerca de 20 milhões de brasileiros; forma grave é considerada comorbidade para vacina da Covid-19

Foto do rosto de uma mulher, com foco na boca, segurando uma bombinha azul para asma

Uso de medicação deve ter acompanhamento médico. Foto: Freepik


Por: Thayná Franzo

Nesta segunda-feira (21/06), data que marca o início do inverno, comemora-se o Dia Nacional de Controle da Asma, doença inflamatória crônica das vias aéreas que provoca sintomas como chiados, falta de ar e tosse. A estimativa é que há cerca de 300 milhões de asmáticos em todo o mundo, sendo 20 milhões no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A causa da doença ainda é desconhecida, mas pode estar ligada a fatores genéticos ou ambientais, como a exposição a espaços com ácaros e fungos. O Dr. Ângelo Fonseca, médico da clínica de Pneumologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), explica que a doença não tem cura e o tratamento deve ser acompanhado por um especialista, já que a adaptação aos remédios, como broncodilatadores e corticoides inalatórios, varia de pessoa pra pessoa. ‘’É fundamental saber como e quando utilizar o dispositivo medicamentoso para manter controle da doença’’.

Recentemente, a forma grave da asma entrou na lista de comorbidade para receber a vacina da Covid-19. O médico explica que a doença não é fator de risco para adquirir o coronavírus, mas é preciso ficar atento. ‘’Ainda é importante manter um bom controle da asma, já que, quando mal controlada, pode levar a um quadro da Covid-19 mais complicado.”

Neste ano, o Dia Nacional de Combate da Asma coincide com a chegada do inverno, período em que os sintomas podem se agravar por conta da baixa temperatura associada ao tempo seco, provocando broncoconstrição. Além disso, nesta época há maior facilidade de desenvolver a casos de viroses respiratórias, como gripes e rinite. “É importante o paciente asmático procurar o pneumologista principalmente quando o inverno se aproxima”, aconselha o especialista.