Dia Nacional da Imunização reforça importância das vacinas

Estimativa é que cerca de 5 milhões de mortes são evitadas ao ano por causa das campanhas de vacinação

Foto do Zé Gotinha em fundo branco e com máscara azul

 

Por: Thayná Franzo

A importância de manter a carteira de vacinação em dia tem ganhado destaque nos últimos tempos, especialmente por conta da Covid-19. O Dia Nacional da Imunização é comemorado em 9 de junho, com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de seguir o calendário de vacinação.

A vacina é eficaz no combate a várias doenças, como caxumba, tétano, sarampo e gripe. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de mortes são evitadas por ano graças às campanhas de vacinação.
A técnica de enfermagem do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Rosana Hamada Sato, explica que manter as vacinas em dia fortalece a defesa do organismo contra as doenças já estudadas e suas variações, facilitando o processo de recuperação e evitando complicações.

No hospital, a sala de vacina realiza a imunização de pacientes da Clínica de Pediatria, enquanto no Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (Nest) são realizadas campanhas voltadas para funcionários. O esquema vacinal completo é fundamental para evitar o retorno de enfermidades já controladas.

‘’Com a vacinação, o número de casos de adoecimento ou mortes por certas doenças diminui, dando uma falsa sensação de controle. Desse modo, muitos entendem que a vacina não é necessária, mas esquecem de que isso só ocorre após vacinar a população’’ declara a enfermeira, que orienta a checar as informações para não cair em fake news sobre o assunto. ‘’Recomenda-se verificação em sites de órgãos confiáveis e de regulamentação do assunto pertinente, além de não compartilhar notícias baseadas em anúncios pessoais ou sites não oficiais’’.