Obesidade infantil é fator de risco para diabetes e hipertensão

Alimentação inadequada e sedentarismo são as principais causas do excesso de gordura corporal

Imagem de um menino loiro em um fundo azul, segurando duas rosquinhas doces

 Pais e responsáveis devem ficar atentos à alimentação das crianças. Foto: Google Imagens 

 

Por: Thayna Franzo

O dia 3 de junho marca o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, e tem o propósito de alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para combater o problema. O excesso de gordura corporal em crianças aumenta os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas ortopédicos, dores nas articulações, disfunções do fígado, colesterol alto e acne.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) em 2019 apontou que uma em cada grupo de três crianças com idade entre cinco e nove anos está com sobrepeso no País. Entre as causas estão a alimentação rica em gordura e açúcar, sedentarismo e aspectos emocionais e genéticos.

A endocrinologista da Clínica de Pediatria do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Dra. Ana do Rosário, explica como é feito o tratamento. ‘‘Envolve orientações quanto a hábitos de vida saudáveis, dicas quanto à alimentação da família, com estímulo à ingestão de alimentos não industrializados, e maior consumo de frutas e verduras. Orientamos também quanto ao estabelecimento de rotinas. É muito importante o estímulo de atividades físicas e a instrução quanto a hábitos de sono adequado’’.

Covid-19

No cenário de pandemia, o ganho de peso entre crianças tem sido percebido por especialistas. A endocrinologista do HSPM afirma o aumento dos casos é resultado do isolamento social associado à diminuição da prática de atividades físicas, aumento no tempo de uso de aparelhos eletrônicos e consumo de alimentos industrializados.

“A prevenção da obesidade infantil inicia-se na consulta e pré-natal, com orientação da mãe em relação aos cuidados com a alimentação e estímulo do aleitamento materno e segue com acompanhamento pediátrico regular” ressaltou a médica. Ela destacou ainda que são importantes as medidas de promoção da alimentação saudável por parte de órgãos públicos e escolas.