Primeira etapa de reforma do Pronto-Socorro é concluída

Obra faz parte do Programa Avança Saúde SP, da Prefeitura Municipal de São Paulo, e conta com recursos do BID


Cerimônia de entrega da primeira etapa da obra do Pronto-Socorro do HSPM

Por: Rosângela Dias
Fotos: Daniela Avancini e Edson Hatakeyama

A primeira etapa da obra de reforma geral da infraestrutura do Pronto-Socorro (PS) do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) foi entregue nesta quarta-feira (12/05), que coincide com o Dia Internacional da Enfermagem. O evento contou com a presença do Prefeito em exercício, Sr. Ricardo Nunes, do Secretário Municipal da Saúde, Sr. Edson Aparecido, do Secretário-Adjunto Dr. Luiz Carlos Zamarco, do Secretário Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Sr. Alexandre Modonezie, os vereadores Paulo Frange e Felipe Becari e a Superintendente Dra. Elizabete Michelete.

O projeto teve início em novembro de 2019, com valor estimado de R$11.074.430,05, e faz parte do Programa Avança Saúde SP, fruto de acordo da Prefeitura Municipal de São Paulo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê recursos de cerca de R$ 800 milhões para a saúde.

Prefeito em exercicío visitou novas áreas do PS, como enfermarias e sala de emergência 

 

As novas instalações foram visitadas pelo prefeito em exercício, que ficou visivelmente emocionado ao mencionar o prefeito Bruno Covas durante a cerimônia. “Estou me sentindo tão à vontade aqui que gostaria de pedir a todos que façam uma oração ao nosso prefeito. Tenho certeza que em breve ele virá ver com os próprios olhos o que foi e está sendo feito no HSPM”, afirmou.

Além de integrar o PS Adulto com PS Infantil, Pediatria e Psiquiatria, Psicologia da Infância e Adolescência, a reestruturação prevê a instalação de ar-condicionado central no Centro Cirúrgico/Central de Material Esterilizado, Centro Obstétrico, UTIs Adulto e laboratório.

O Secretário Municipal da Saúde, Sr. Edson Aparecido, destacou que o HSPM tem passado por uma série de melhorias e que em breve será possível atender uma reivindicação antiga dos servidores municipais. “Em agosto vamos entregar a UPA Vergueiro, que irá atender a população em geral e o PS do hospital volta a ser para atendimento de servidores públicos e seus dependentes”.

Dr. Zamarco, que era Superintendente do HSPM e iniciou a obra, em novembro de 2019, falou sobre o orgulho de ver a recuperação da infraestrutura do hospital. “É muito gratificante ver o projeto sair do papel e virar realidade”.


Da esquerda para a direita: Dr. Marcos Yoshio Yano (Diretor do Departamento de Atenção à Saúde), Dra. Elizabete Michelete (Superintendente), Sr. Ricardo Nunes (Prefeito em Exercício) e Dr. Luiz Carlos Zamarco (Secretário-Adjunto da SMS)

 

A sensação é mesma descrita pelo coordenador do Pronto-Socorro Adulto (PSA), Dr. José Antônio Volpiani, que trabalha há 43 no HSPM e auxiliou no início do planejamento da reforma, há 16 anos. “O projeto ficou guardado nesse período como um sonho, que veio a ser realizado agora com os recursos da Prefeitura e do BID, aliado ao grande empenho da alta direção do hospital”.

 Funcionários do HSPM acompanharam visita, que também teve a presença do secretário municipal da saúde,

Sr. Edson Aparecido

Estrutura

Foram entregues nesta quarta-feira o 1º andar (térreo), onde funcionará o PS Adulto, com sala de emergência com dois leitos ligada a uma sala de emergência (com 10 leitos), e o 2º, onde serão 30 leitos de retaguarda do PS Adulto, sendo 28 de enfermaria e dois de isolamento. Na próxima etapa, será a vez da entrega do Pronto-Socorro Infantil e do terceiro pavimento, onde funcionará a Clínica de Pediatria (atendimentos ambulatoriais).

O Pronto-Socorro do HSPM é referência em trauma na região centro-oeste da capital paulista. Além de atender os servidores públicos municipais e seus dependentes, também acolhe demandas da população de uma forma geral.