Dia Mundial da Saúde reforça atenção à qualidade de vida

Data é comemorada em 7 de abril, com foco nos cuidados com bem-estar físico e mental

Foto de um grupo de pessoas praticando Lian Gong em um dia de sol

A prática de atividades físicas tem impacto na saúde do corpo e da mente. Foto: arquivo HSPM (tirada antes da pandemia)

Por: Rosângela Dias e Giovanna Anjos

O dia 7 de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada para conscientizar a população sobre o tema e debater os diversos fatores que impactam na qualidade de vida, como alimentação e exercícios físicos.

Um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos e alimentação diversificada, rica em alimentos in natura, garantem o fortalecimento do mecanismo de defesa do organismo. A coordenadora do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Eunice Harumi Sogawa Sakamoto, orienta a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, macarrão instantâneo, bolacha recheada, linguiça, salsicha, hambúrgueres, entre outros.

“Estes alimentos são nutricionalmente desbalanceados e favorecem o consumo excessivo de calorias, trazendo efeitos negativos à saúde e propiciando o surgimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, problemas na flora intestinal, entre outras enfermidades”, destacou a coordenadora.

Além dos cuidados com o corpo, também é importante não descuidar da saúde mental, especialmente neste momento de pandemia. Tentar manter uma rotina, com horários para acordar, dormir e fazer as refeições, é uma das dicas da coordenadora da seção técnica de Psicologia do Adulto do HSPM, Ana Carolina S. Jaen Saad.

A psicóloga também aconselha diminuir as exigências consigo mesmo e fortalecer a rede afetiva de contatos, mesmo que via online. “Peça ajuda, não se deixe sobrecarregar sem acionar alguma rede de apoio possível e procure ajuda profissional se estiver angustiado, em luto, ansioso, enfim, se precisar falar sobre esse momento”.