HSPM realiza mais de 13 mil consultas remotas

As consultas realizadas por telefone estão disponíveis para pacientes de 21 especialidades

Foto do médico da ortopedia durante a consulta remota

Por: Rosângela Dias 

As consultas remotas fazem parte da nova realidade dos atendimentos ambulatoriais por conta da pandemia da Covid-19. De 25/05 a 31/12/2020, os profissionais do HSPM atenderam 13.003 pacientes por telefone. O projeto começou na Clínica de Urologia e hoje está presente em 21 especialidades: Alergia, Cardiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia Plástica, Endocrinologia, Enfermagem, Fisiatria, Fonoaudiologia, Gastrocirurgia, Geriatria, Urologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Nutrição Bariátrica, Nutrologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Psicologia e Psiquiatria Infantil e Proctologia.

Para agendamento, o hospital entra em contato telefônico para verificar a disponibilidade do paciente. Os dados cadastrais devem ser atualizados para que o servidor garanta a consulta. Após o agendamento, o médico entra em contato na data e horário marcados e, caso tenha prescrição de exames e receitas, o paciente ou familiar é orientado a retirar o formulário no HSPM. 

Depoimento de duas servidoras


A guarda civil metropolitana Fabiana Aparecida Marcondes passou na Clínica de Endocrinologia no início de outubro e aprovou a experiência. “Eu imaginava que a consulta seria bem básica, mas gostei bastante, a doutora Maria Carolina foi muito atenciosa. Superou as minhas expectativas”.

Márcia Regina de Jesus Magdaleno, servidora aposentada, também gostou da consulta remota, especialmente por ajudar a manter o distanciamento social contra a Covid-19. “Passei na teleconsulta com um gastrocirurgião e foi muito bom, principalmente para continuar cumprindo o distanciamento. O atendimento foi atencioso nas perguntas e as orientações seguras. Acredito que essa forma de consulta deve permanecer e ser ampliada”, afirmou a paciente.