Oficina de Cinema do HSPM exibe filme “Volver”

A exibição de março será em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por: Daniela Avancini 
Arte: Dayane Tavares


O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) promove no dia 05 de março, das 9h às 12h, a primeira edição de 2020 da Oficina de Cinema com a exibição do filme “Volver”.

Após a sessão, o público será convidado a participar de uma discussão, coordenada pelas psicólogas do hospital: Thaís Rodrigues Silva e Carmem Silvia de Oliveira, e com participação especial da médica do HSPM Dra. Dalva Yukie Matsumoto, a fim de refletir sobre as relações abusivas vividas atualmente por mulheres e informar os serviços dos Centros de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violência.

“Acreditamos que através de atividades artísticas e culturais, podemos obter outra subjetividade e referência em relação à questão da saúde mental”, diz Thaís Rodrigues Silva, Psicanalista e psicóloga do HSPM e coordenadora das Oficinas de Escrita e Imagem e de Cinema.

Promovida toda primeira quinta-feira de cada mês pela Seção Técnica de Psicologia do Adulto do HSPM, a Oficina do Cinema é gratuita e aberta aos servidores e todos os demais interessados. Na edição de março, todos os participantes receberão um brinde oferecido pela Central de Ação Voluntária (CAV) do HSPM.


Filme do mês
Volver tem diversos significados nesta obra ímpar de Pedro Almodóvar. Palavra espanhola para “retorno”, pode designar a volta de um ente querido – neste caso, uma falecida mãe que reaparece em tons sobrenaturais; pode ser a jornada pessoal do cineasta, que regressou à sua terra de origem para filmar o longa; ou o reencontro de dois amigos de longa data que há muito não trabalhavam juntos e encontraram uma trégua em uma briga de anos para reatar (ao menos profissionalmente) sua relação – leiam-se, Carmen Maura e Almodóvar. Por esses e outros motivos, Volver acaba sendo um filme tão (ou mais) pessoal na carreira do diretor espanhol.

SERVIÇO:
Oficina de cinema no HSPM – Filme: “Volver”
Data: 05 de março (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Anfiteatro do Hospital do Servidor Público Municipal (Rua Castro Alves, 60, Aclimação – SP, próximo ao Metrô Vergueiro) - 9º andar
Gratuito e aberto ao público em geral.

Oficina de Cinema