Servidores do HSPM finalizam curso de Excel Básico

Objetivo é melhorar o conhecimento dos funcionários na ferramenta e dar agilidade na consolidação e análise de dados

Por: Tatiana Ferreira
Fotos: Cassia Sampaio Moura


Com o intuito de potencializar o uso da ferramenta Excel nas atividades cotidianas do serviço público, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) formou nesta terça-feira (18/02), 17 servidores no Curso Básico de Microinformática (Módulo Excel).

O software é utilizado em larga escala para a elaboração de planilha eletrônica e nos processos da Prefeitura de São Paulo. Ter conhecimento da ferramenta permite a execução de trabalhos que envolvam cálculos matemáticos e facilita a disponibilização e acompanhamento de dados, cumprindo as diretrizes da transparência de dados, obrigatória a todos os níveis de Governo.

O Enfermeiro do Ambulatório Descentralizado de São Miguel Paulista, André Luiz Bolsoni, foi um dos participantes e lista as vantagens de ter aprendido a utilizar os recursos do programa: “Foi um curso muito proveitoso, pois na parte de enfermagem trabalho com estatísticas, escala de funcionários, insumos e materiais, então tudo o que pude aprender hoje vai ser aplicado no dia-a-dia”.



Foto da sala de aula com computadores e ao lado foto do enfermeiro André com o professor do curso
O enfermeiro André (foto direita) já sabe como a capacitação vai ajudar no desenvolvimento do seu trabalho 

Conteúdo
A capacitação foi dividida em cinco aulas de 3 horas cada, totalizando uma carga horária de 15 horas e incluindo no conteúdo programático os tipos de planilhas de cálculo, extensões e estruturas de planilhas, formatação de planilhas e células, uso de funções, elaboração de gráficos, configuração de impressão, entre outros.

As aulas foram ministradas por Gerson Giuliangeli, Professor da Universidade Anhanguera Educacional e responsável pela Gerência de Informática do HSPM.

A analista de saúde - psicologia, Cristiane Salmoria Machado, elogiou a iniciativa e o professor. “A importância do curso para mim, particularmente, é grande nesse momento. Há mais de 10 anos havia feito cursos na PRODAM, mas os conhecimentos vão ficando defasados, de forma que essa oportunidade que surgiu através da parceria entre o RH/Desenvolvimento do HSPM e o RH/Desenvolvimento de COVISA foi uma oportunidade única, ainda mais com o professor Gerson que tem uma expertise muito grande”.

Foto posada de todos os alunos do curso, mostrando os certificados, e o professor. Cristiane elogiou o instrutor Gerson e agradeceu a oportunidade única de atualizar seus conhecimentos em informática


O curso foi uma realização da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento com a Informática do HSPM, e o apoio da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).