Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora é inaugurado no HSPM

Melhorias no setor voltado à saúde da mulher somam investimento de cerca de R$ 700 mil entre adequações, mobiliários e equipamentos

Por Tatiana Ferreira

A Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), inaugurou nesta quinta-feira (31/10) o Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O novo serviço fica no quarto andar do complexo hospitalar e qualifica o atendimento às mulheres servidoras nas especialidades Ginecologia e Mastologia.

Este atendimento é multidisciplinar - envolvendo médicos e profissionais da psicologia, fisioterapia, serviço social e equipe de enfermagem-, e a realização de exames de ultrassonografia, papanicolau, colposcopia e mamografia em um único local, para oferecer suporte às necessidades da saúde da mulher.

“O grande desafio da saúde municipal é definir uma política eficaz de acesso mais amplo possível para a população, fazendo com que cada equipamento cumpra a sua vocação e o HSPM passa por uma grande reforma que vai permitir essa qualidade no atendimento ao servidor”, disse o Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido.

O que foi feito

A obra no antigo Ambulatório de Ginecologia teve início em 30 de agosto e, ao longo de quase dois meses houve substituição de forro, de piso vinílico, revestimento cerâmico, portas, pias, torneiras, luminárias, armários e vidros. A reforma incluiu lavatórios, troca e renovação das instalações elétricas e instalação de ponto de lógica em todos os consultórios e pintura geral.

Os serviços englobaram também toda a proteção radiológica da nova sala de mamografia e adaptações dos banheiros para pessoas com mobilidade reduzida, melhorando a acessibilidade.

A recepção ganhou nova identidade visual. Nos guichês de recepção foram instaladas pedras de granito e, para equipar as salas, houve a aquisição, via contrapartida, dos Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) de novos mobiliários como armários, mesas, cadeiras e mesas ginecológicas, entre outros. As melhorias contemplam, ao todo, 771 m², sendo 665 m² do Ambulatório da Saúde da Mulher e 106 m² do corredor da unidade.

Para o Dr. Luiz Carlos Zamarco, o foco principal desse serviço é qualificar o acesso e o cuidado, com ênfase na saúde da mulher. “Com mais essa intervenção, vamos oferecer melhores condições de trabalho às equipes e um atendimento qualificado voltado à saúde da mulher servidora. Isso é só o início da reconstrução do HSPM!”, afirmou o Superintendente do HSPM, Dr. Luiz Carlos Zamarco.

Aprovação das pacientes

Além da parte estrutural e de acabamento foram instaladas duas portas de vidro no andar, sendo uma na entrada do novo Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora e outra na nova Central de Exames para maior privacidade à paciente durante a realização dos exames. Com o mesmo objetivo, foram instaladas cortinas de divisão de leito e nas janelas dos consultórios.

Servidora lotada em uma unidade de saúde na zona sul, Lívia Fares de Castro foi uma das primeiras pacientes a realizar mamografia no novo espaço. “Está muito bonito, bem arejado, claro, higiênico, está 100% aprovado”.

Já para a servidora da educação, Tatiane Negreiros de Moura, foi uma surpresa passar no HSPM no dia da abertura. “Não sabia que o HSPM iria ter esse tipo de serviço referente à mulher. Cheguei aqui e fiquei surpresa. Gostei das instalações, o espaço ficou bonito, em relação ao atendimento desde a recepção até o momento do exame fui muito bem atendida”.