Oficina de Cinema fecha programação de 2019

Por conta do período de férias, a Oficina faz uma pausa nas atividades retornando à rotina em março

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini

Como parte do cuidado em Saúde Mental, a Seção Técnica de Psicologia do Adulto promoveu no dia 05 de dezembro, das 9h às 12h, no anfiteatro a exibição do filme-documentário: “O Sal da Terra” sobre a vida e obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

A psicóloga Thaís Rodrigues Silva explica que esse filme, em especial, refere-se ao projeto Genesis, onde Salgado documenta culturas que vivem em situações extremas de sobrevivência. “Ele traz uma reflexão de como sobreviver em condições de extrema vulnerabilidade, portanto com a criação de meios para adaptar-se em ambientes muito hostis”, explica Thaís.

Promovida pela Seção Técnica de Psicologia do Adulto do HSPM, a Oficina do Cinema é gratuita e aberta ao público em geral. Ela acontece toda primeira quinta-feira de cada mês, das 9h às 12h, no anfiteatro localizado no 9º andar. Em janeiro e fevereiro a equipe faz uma pausa na programação por conta do período de férias, retornando a rotina no dia 5 de março de 2020.

 

 

Cartaz de divulgação do filme

 


“Menos que nada”

No dia 07 de novembro, a Oficina de Cinema realizou a exibição do filme “Menos que nada”, de Carlos Gerbase, que retrata o drama psicológico intenso protagonizado por um homem que, após ficar perdidamente apaixonado, afunda em uma crise de alucinação.

Após a sessão, as psicólogas Thaís Rodrigues Silva e Carmem Oliveira, coordenadoras da Oficina de Cinema do HSPM, promoveram um debate com a participação do Psicanalista e Psicólogo convidado Fabio Luis Saad sobre os modelos substitutivos para tratamento da doença mental e da loucura.