HSPM promove exibição do filme brasileiro “Menos que nada”

Oficina de Cinema concilia arte e cultura para debater questões ligadas ao comportamento humano

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini

No próximo dia 07 de novembro, a Seção Técnica de Psicologia do Adulto do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) promove das 9h às 12h, no anfiteatro Dr. Argos Meirelles, mais uma edição da Oficina de Cinema. O objetivo é debater com os participantes temas relacionados às questões da vida e do cotidiano.

As psicólogas Thais Rodrigues e Carmem Oliveira, responsáveis pela atividade, explicam que a Oficina de Cinema de novembro exibirá a película “Menos que nada”, de Carlos Gerbase, que retrata o drama psicológico intenso protagonizado por um homem que, após ficar perdidamente apaixonado, afunda em uma crise de alucinação.

Após a exibição haverá um debate com a participação do convidado Fabio Luis Saad, Psicólogo pela Universidade São Marcos, mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio - Libanês, especialista em Psiquiatria e Dependência Química (São Marcos), Psicanalista (Clin-a) e como trajetória profissional nas áreas de saúde pública, privada e ensino.

“O debate traz à tona uma discussão sobre modelos substitutivos para tratamento da doença mental e da loucura, mostrando que no lugar dos hospitais psiquiátricos e manicômios há tratamentos mais humanizados como os oferecidos nos Centros de Atenção Psicossocial, Ambulatórios, Centros de Convivência e as Oficinas de Criação Artística”, afirma Thais Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto.

A Oficina do Cinema é gratuita, aberta aos servidores e demais interessados e ocorre toda primeira quinta-feira de cada mês.

 

Oficina de Cinema - Novembro