Espaço Qualidade Hospitalar

Serviço de Psicologia

A Seção Técnica de Supervisão em Psicologia está ligada ao Departamento Técnico de Atenção à Saúde e, em 2010, ampliou seu quadro de profissionais com a chegada de mais nove Psicólogos por meio de concurso público. Somados aos já existentes, compõem atualmente um quadro de 18 funcionários especializados em Psicologia Clínica e/ou Hospitalar.

O objetivo principal da Psicologia dentro de um hospital é o de qualificar a subjetividade do paciente como campo de assistência, considerando as importantes repercussões psicológicas que uma doença ou hospitalização trazem, principalmente nos aspectos afetivo-emocionais de cada um.

Nos ambulatórios de especialidades, são várias as modalidades de atendimento em Psicologia e em vários níveis: individual, grupal, casal, familiar e institucional.

Nas enfermarias clínicas e cirúrgicas, UTI, UCEE, retaguarda do PS e Hospedaria de Cuidados Paliativos, os psicólogos se associam às enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos e residentes para dentro de uma visão interdisciplinar melhor assistir o paciente hospitalizado. Assim, a Psicologia tem como meta dar assistência a todos os pacientes internados que dela necessitem, seja por demanda própria, seja por indicação da equipe.

Aperfeiçoando esta prática, os casos mais complexos são discutidos em reuniões técnicas de supervisão, diariamente se necessário.

A Psicologia se insere, ainda, no CIHAC (Comitê Iniciativa Hospital Amigo da Criança), no PROAM (Programa de Assistência à Mulher Vítima de Violência), no NAVVIA (Núcleo de Assistência às Vítimas de Violência na Infância e Adolescência), no PAIR (Programa de Atenção ao Idoso em Situação de Risco), na CAV (Central de Ação Voluntária) e no GTH (Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar).

 grafico-psicologia2010