Prevenção de incêndio é tema de capacitações no HSPM

Objetivo é capacitar os servidores para atuarem com segurança em situações de emergência

Brigadistas do HSPM em treinamento externo

Servidores do HSPM em treinamento externo para compor Brigada de Incêndio do hospital

 

Por Tatiana Ferreira

Incêndios recentes em hospitais particulares do Rio de Janeiro e São Paulo alertam sobre a importância de ter equipes treinadas e preparadas para atuar em momentos de riscos.

Pensando nisto, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio do Núcleo Especializado em Segurança do Trabalho (NEST), mantém uma Brigada de Incêndio atuante e já capacitou cerca de 400 servidores entre 2018 e 2019.
No dia 4 de outubro, das 9h às 13h, acontece no anfiteatro Dr. Argos Meirelles mais uma: o curso “Introdução à prevenção de incêndios” com o palestrante Carlos Eduardo Aniceto, Técnico de Segurança do Trabalho. “A segurança contra incêndios é um dos temas frequentes nos cursos de capacitação do HSPM, neles são abordados a prevenção, os riscos e as consequências de um incêndio no ambiente hospitalar. Lembre-se a prevenção é o melhor remédio”, afirmou Aniceto.

A capacitação teórica é aberta aos servidores do HSPM, da Prefeitura Municipal de São Paulo e colaboradores terceirizados do hospital e é validada para Progressão e Promoção de Carreira. São 120 vagas e as inscrições devem ser realizadas no link: http://bit.ly/cursobrigada ou pessoalmente no NEST (anexo do 3º andar do hospital). Dúvidas ou informações nos telefones 3397-8075/7718.
 

Brigada de Incêndio
Nesta sexta-feira (20/09), o HSPM promove na Rochácara Ecofire, localizada em Itapecerica da Serra mais uma turma do treinamento externo da Brigada de Incêndio, exclusivo para os profissionais que atuam no Hospital.

A Superintendência ressalta a importância da participação de todos os setores e lembra que a atuação dos brigadistas é fundamental. O servidor que for participar das próximas turmas deve conversar com seu Coordenador antecipadamente e agendar, Segurança do Trabalho, uma das datas disponíveis para este ano: 18 de outubro, 22 de novembro e 11 de dezembro.

O curso tem oito horas de duração, é referendado e as inscrições devem ser realizadas no link: http://bit.ly/brigadaexterna. Informações nos ramais 3397-8045/8075.

O treinamento prático atende a Instrução Técnica (IT) 17 do Corpo de Bombeiros, que torna obrigatória a Brigada de Incêndio em todas as edificações ou áreas de risco, conforme o Decreto Estadual nº 63.911/18 – Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco do Estado de São Paulo. Além disso, sem ela não se obtém o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou qualquer outra Certificação de Qualidade.

Brigadistas em treinamento
Ideia é preparar os servidores voluntários para darem primeiro combate em caso de incêndio. Outra função do brigadista é ajudar para um abandono seguro e organizado, em caso de necessidade