Trabalho do HSPM recebe prêmio no 37º Congresso Brasileiro de Urologia

Estudo contribui com o tratamento de alvo molecular do câncer de bexiga

Prêmio que os médicos ganharam

 

Por Tatiana Ferreira


Uma equipe do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) foi premiada no 37º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU) realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, no Expo Unimed Curitiba, no Paraná.

Na ocasião o trabalho apresentado oralmente no dia 25 de agosto, na sala 19, intitulado “Estudo da via carcinogênica mediada por FGFR3 e seus possíveis mirnas reguladores em carcinoma urotelial de bexiga não músculo-invasivo” conquistou o primeiro lugar no Prêmio Gilberto Menezes de Goes.

“Para nós é uma alegria e satisfação saber que o estudo feito pelos integrantes da Urologia do HSPM foi considerado o melhor trabalho em pesquisa básica deste que é considerado o terceiro maior evento da área em número de participantes. É o reconhecimento de todo o esforço realizado pelo nosso corpo clínico“, afirma Dr. Luiz Carlos Zamarco, superintendente do Hospital.

Pelo feito alcançado os autores Nelson Gaspar Dip Júnior, Sabrina Thalita Reis, Nayara Izabel Viana, Vanessa Guimarães, Iran Silva, Ruan Pimenta, Luís Felipe Gastaldo Poletti e Kátia Ramos Moreira Leite receberam uma premiação.

Segundo Nelson Gaspar Dip Júnior, um dos autores, através de estudos genético-moleculares específicos, este trabalho representa uma importante etapa para o tratamento de alvo molecular do câncer de bexiga.
“Parabéns Dr Nelson Dip, assistente e preceptor da residência médica do HSPM pelo prêmio recebido no 37º Congresso Brasileiro de Urologia. É muito importante contarmos com médicos que participam de pesquisas e estudos científicos em nossa equipe”, destacou Dr. Thiago Seiji Carvalho da Silveira, ex-residente e atual coordenador da Clínica de Urologia do HSPM.


37º Congresso Brasileiro de Urologia
Promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia, o Congresso é um dos maiores eventos da área urológica e reuniu mais de três mil inscritos e 28 convidados da medicina internacional.

Em quatro dias de evento, a programação científica contou com palestras, apresentações de trabalhos e cursos.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 27 de agosto, na Plenária final e foi dividida em três categorias: Prêmio Sérgio Aguinaga, Prêmio Gilberto de Menezes e Trabalhos científicos.

Além do trabalho premiado, o HSPM teve outros cinco trabalhos apresentados no Congresso. Foram eles: “Análise de Técnicas Metodológicas para otimização de estudos de bioluminescência in vitro”, “Análise do valor prognóstico da relação neutrofilos – linfocitos em carcinoma urotelial de bexiga”, “Estudo dos sintomas, volume prostático e fluxometria em pacientes oligo/assintomáticos para o trato urinário inferior”, “Incidência de Cólica Renal nas estações do ano. Há relação?” e “MIR - 100 e MIR – 10A estão envolvidos no processo de proliferação e invasão celular em linhagem 5637 de câncer de bexiga”.