HSPM lembra Dia Mundial da doença de Alzheimer com encontro psicoeducativo

Além de ter a proposta de desmistificar esse tipo de demência, a atividade irá orientar familiares e cuidadores sobre cuidados paliativos e aspectos legais

Imagem de duas pessoas de mãos dadas

 

 

Por Tatiana Ferreira

No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer (21 de setembro), o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Clínica de Geronto–Geriatria, promove mais um Encontro Psicoeducativo para cuidadores e familiares de pacientes com a demência de Alzheimer.

A atividade acontece na terça-feira (10), das 13h às 15h, no anfiteatro Dr. Argos Meirelles e vai discutir duas questões: Joyce Reis Gonçalves, Assistente Social vai apresentar os “Aspectos Legais: interdição, aposentadoria e benefícios” e o Dr. Alessandro Campolina irá abordar “os Cuidados Paliativos nos pacientes com demência avançada”.

O encontro encerra um ciclo de seis palestras que vem ocorrendo desde abril com a proposta de fornecer informações sobre a demência de Alzheimer. Luciano de Siqueira que é cuidador de idoso e tem acompanhado os encontros desde maio fala sobre os benefícios de participar da capacitação. “Já tenho um paciente com Alzheimer. Então, além do meu paciente, que corresponde o lado profissional, tem minha mãe que começou a apresentar alguns sintomas. Estudando aqui desde a primeira vez que vim, enxergo e percebo isso de outra maneira e consigo atuar melhor com meu paciente, com minha mãe e com outras pessoas”.

Os servidores da Rede Municipal de Saúde e demais interessados pelo tema devem comparecer com antecedência no nono andar do hospital no dia e horário já citado, pois não é necessário fazer inscrição prévia.


Demência de Alzheimer
Setembro marca o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, uma campanha mundial que tem como proposta esclarecer o público sobre a demência e os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e diminuir o estigma ainda associado à doença.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

Ainda sem cura, o Alzheimer trata-se de demência neurodegenerativa. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. Entre os fatores de risco para a doença de Alzheimer estão: a idade avançada, história de traumatismo craniano e a presença de hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia. Ter história de doença de Alzheimer na família também aumenta os riscos da doença que é progressiva e evolui pelas fases leve, moderada e grave. Na fase moderada, além dos déficits cognitivos, incluindo a perda de memória, o paciente pode apresentar alteração de comportamento e dependência cada vez maior para as atividades do dia-a-dia. “O aumento da dependência física e cognitiva impacta a rotina do cuidado, gerando uma situação de sobrecarga, estresse e cansaço ao cuidador familiar. Por isso, além do tratamento medicamentoso, é fundamental que o cuidador receba informações e orientações sobre a progressão da doença, como utilizar estratégias para facilitar o cuidado diário e como lidar com as alterações de comportamento”, explicou Renata F. Nogueira Salles, Coordenadora da Seção Técnica de Geriatria do HSPM.

O suporte ao cuidador permite que se desenvolva a capacidade de enfrentamento da doença de forma mais positiva, melhorando a qualidade de vida tanto do cuidador quanto do paciente com a demência de Alzheimer.


Conheça os sintomas do Alzheimer:
Os principais sintomas do Alzheimer segundo o boletim “Dicas em Saúde”, da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, são:

  • Falta de memória para acontecimentos recentes;
  • Repetição da mesma pergunta várias vezes;
  • Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
  • Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
  • Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
  • Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
  • Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
     

Serviço:
Encontro Psicoeducativo para cuidadores e familiares de pacientes com demência de Alzheimer - Aspectos legais: interdição, aposentadoria e benefícios.
Local: Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) - Anfiteatro Dr. Argos Meirelles
Endereço: Rua Castro Alves, 60, 9º andar – Aclimação – (próximo à estação do Metrô Vergueiro)
Horário: das 13h às 15h
São 120 vagas, abertas aos servidores da Rede Municipal de Saúde e demais interessados pelo tema. Não há necessidade de inscrição para participar dos encontros.