Curso de Integração capacitou Agentes de Apoio que atuam no HSPM

81 profissionais do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética participaram deste curso inicial

 O superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco fala ao microfone
Dr. Zamarco fez uma fala na abertura do curso

 

Por Tatiana Ferreira

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento, realizou nos dias 06 e 07 de agosto, o “Curso de Integração” para 81 Agentes de Apoio que ficavam lotados no Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) e, devido à reforma do espaço, estão temporariamente alocados em novos setores do hospital.

O curso foi dividido em duas turmas distintas, respeitando os plantões de cada equipe, teve carga horária de 4h e foi validado para efeito de progressão e promoção na carreira. Essa ação foi resultado do trabalho da Comissão Especial, criada pelo Superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco, com integrantes da Administração do Hospital, do Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (NEST) e representantes dos servidores do STND e do Sindisep - Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo.


Conteúdo programático
O Superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco fez a abertura e participou do curso. Na ocasião os coordenadores dos setores puderam se apresentar aos Agentes de Apoio, explicar o que cada área faz e como o servidor poderia contribuir em cada novo posto de trabalho. Estavam presentes os representantes dos seguintes setores: Arquivo Médico, Gasoterapia, Apoio Diagnóstico, Laboratório, Núcleo de Epidemiologia, Pesquisa e Informação (NEPI), Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Gerência Técnica de Serviços de Apoio Administrativo, Gerência Técnica de Atendimento, Farmácia, Biblioteca, Oncologia e Hospedaria. Do Prédio Administrativo falaram os responsáveis pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento e Copa. Além disto, a capacitação contou com a participação da equipe do Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (NEST) e de representantes sindicais.

A equipe técnica responsável pelo curso pode esclarecer dúvidas dos servidores sobre a Lei 13.652/2003, que dispõe sobre a carreira do Agente de Apoio.

Durante o processo de preparação deste evento, Márcia Cristina Ribeiro Boacnin, Diretora do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, organizou reuniões de sensibilização com essas equipes para explicar as mudanças. Já em sua fala aos participantes do curso, destacou que o momento é de aprendizagem. “Apesar de ser uma mudança temporária, é importante que eles aproveitem o momento para crescimento pessoal e profissional. Reforçamos que é uma oportunidade interessante de reciclagem, de aprender novas práticas, conhecer outras pessoas e novos setores do hospital”.


Avaliação positiva

Dos 81 profissionais que participaram do curso, 55 preencheram a Avaliação de Reação e o resultado foi positivo: 42 o classificaram como “Ótimo” e outros 13 como “Bom”. Comentários sobre o acolhimento recebido e a qualidade do conteúdo apresentado foram registrados pelos participantes nas filipetas de avaliação. A Agente de Copa Rosa Maria Tavares, que é funcionária do HSPM há 20 anos, foi uma das participantes que aprovaram o curso. “A integração foi muito importante, porque íamos sair do setor e estávamos perdidos, sem saber como ia ser, como os novos colegas iam nos acolher. Então na integração a chefia dos setores estavam lá, se apresentaram, disseram que seríamos bem recebidos, que poderíamos escolher para qual setor ir e se não houvesse uma adaptação, seria possível mudar. Foi muito bom, todas as minhas colegas que foram também gostaram”.

Os servidores também deixaram sugestões de temas para as próximas capacitações, tais como Segurança do Trabalho e Qualidade do Atendimento. Cássia Sampaio Moura, da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento, conta que o HSPM pretende ampliar a oferta de novos conteúdos e explica que as sugestões já estão sendo estudadas. “Esse curso é apenas o início de uma série de capacitações que estamos planejando realizar ao longo deste ano. No próximo dia 6 de setembro vamos realizar um curso sobre Ética e Mediação de Conflitos para esse grupo e outros profissionais interessados no tema”.

A reforma do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) integra o Plano de Melhorias implantado pela atual Superintendência e contempla também a contratação de empresa terceirizada de serviços de nutrição e de alimentação hospitalar à pacientes e funcionários durante o período de reforma da cozinha.

  Participantes da integração

Servidores que participaram da integração