HSPM promoveu curso de interpretação de exames de diagnóstico por imagens

Objetivo foi capacitar os profissionais que atuam nos setores de Urgência e Emergência

Participantes do curso

Uma parte dos participantes e organizadores do curso

 

 Por Tatiana Ferreira
Fotos: Ricardo Liberato

 

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) promoveu o “Curso de Imagem em Urgência e Emergência” nos dias 31 de julho e 1º de agosto, das 19h às 22h, no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais da saúde em relação à leitura e interpretação de exames de imagens, a fim de aumentar a precisão diagnóstica e nortear condutas.

Coordenada pelos Dr. José Antonio Volpiani, Dr. Carlos Saraiva Martins e Dra Juliane Cristina Burgatti, com a participação de médicos do corpo clínico do HSPM e de médicos residentes da casa e, organizado pela Dra. Luciana Barbosa Paglia, Dr. Vinicio Araújo de Oliveira e o acadêmico de medicina Túlio Stefanin Volpiani, a capacitação contou com aula teórica e simulações práticas baseadas em casos reais e registrou a presença de mais de 60 profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros e acadêmicos. Rildo Barbosa, médico residente R2, foi um dos participantes. “O Curso de Imagens em Urgência e Emergência foi uma ótima oportunidade para a discussão e aperfeiçoamento em radiografias de casos importantes em urgência e emergência”, destacou.

“Um terço da missão do HSPM é o ensino”, afirmou Dr. José Antonio Volpiani, que utilizou sua experiência de mais de 40 anos de atuação neste hospital para preparar o treinamento.

 

Participantes sentados no anfiteatro

Palestrante apresentando slides

 

Hospital investe no ensino
Por ser cenário de prática para estagiários, internos e residentes há mais de 40 anos, o HSPM é reconhecido como hospital com perfil de ensino e possui Programas de Residência Médica credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC. Atualmente, há 164 vagas ocupadas de médicos residentes e, em 2019, a Gerência de Ensino e Pesquisa/COREME ofereceu 73 vagas em 21 especialidades médicas. “O HSPM, por meio da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa e da Comissão de Residência Médica - COREME, mantém sua tradição na formação e educação de qualidade”, destacou Juliane Cristina Burgatti, Diretora de Divisão Técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa.

O investimento neste tipo de capacitação é uma constante e reforça o compromisso do HSPM em melhorar cada vez mais a assistência prestada aos servidores municipais da cidade de São Paulo.
 

Coordenadores, organizadores e palestrantes

Dra. Juliane, Dr. Mateus, Dr. Volpiani, Dr. Vinicio, Dra. Luciana, Dr. Saraiva e Dr. Tulio - Coordenadores, organizadores e palestrantes