Hospedaria de Cuidados Paliativos do HSPM celebra 15 anos

Unidade inaugurada em 2004 já beneficiou mais de 700 pessoas desde sua criação


Fachada da Hospedaria de Cudiados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)

 Fotos: Edson Yukio Hatakeyama e arquivo HSPM


Implantada com o intuito de oferecer suporte aos pacientes com doenças progressivas, sem possibilidade de cura, a Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) completou 15 anos de funcionamento no dia 04 de junho celebrando o atendimento a mais de 700 pacientes.

Marca do serviço, o atendimento humanizado ofertado aos pacientes que estão na terminalidade da vida, busca evitar os tratamentos invasivos “desnecessários” e promover alívio da dor, conforto e bem-estar. Outra característica é oferecer assistência integral aos familiares, atuando como facilitador no entendimento e enfrentamento ao processo de morte/luto.

Para dar conta da complexidade que essa demanda exige, a casa conta com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e espiritual que prepara atividades voltadas para os pacientes e seus familiares. Os especialistas buscam controlar a dor e os sintomas desagradáveis que acompanham as doenças crônicas em fases avançadas.

A Hospedaria atende exclusivamente os funcionários públicos do município de São Paulo e seus familiares. Para ter acesso ao serviço, é necessário passar por uma interconsulta junto à equipe de Cuidados Paliativos.

“Cuidado Paliativo é boa prática em saúde e traz dignidade ao final da vida, pode e deve ser oferecido juntamente com medidas modificadoras da evolução das doenças. Os estudos recentes mostram que melhorando a qualidade de vida também ganhamos em tempo de sobrevida”, explica a médica Oncologista e Coordenadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do HSPM, Dra. Dalva Yukie Matsumoto.

 

Referência
A Hospedaria de Cuidados Paliativos está instalada em uma casa ambientada e possui dez leitos. Além disso, conta com jardins e varandas que proporcionam acolhimento aconchegante e estabelecem atendimento personalizado para cada paciente.

Pioneira na modalidade de Cuidados Paliativos em casa de apoio, a Hospedaria continua sendo referência e, por esse motivo, vários serviços e hospitais de outras cidades têm procurado conhecer o serviço para utilizarem essa experiência na implantação da assistência em Cuidados Paliativos, exemplo disto é que recentemente a Hospedaria recebeu a visita de gestores do Hospital Santo Antonio (Votorantim), Hospital Antoninho da Rocha Marmo (São José dos Campos) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Equipe de São José dos Campos
Equipe de São José dos Campos

 

Serviço:
Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Muniz de Souza, 992 – Aclimação - próximo ao Parque da Aclimação.
Telefone: (11) 3399-4745.