Sala de Meditação

Práticas Integrativas e Complementares


Estas práticas visam auxiliar o tratamento médico clássico oferecendo alternativas às pessoas de forma integral.

Em todos estes anos em que o trabalho da Sala de Meditação foi desenvolvido, nunca paramos para pensar onde iríamos chegar, simplesmente fizemos o que era possível naquele momento dentro daquilo que acreditávamos e hoje olhando para trás entendemos que nada foi por acaso. O tempo é um fator surpreendente, às vezes precisamos ter a sabedoria de esperar que os frutos amadureçam para então podermos saboreá-los.

  

 SALA DE MEDITAÇÃO

CLIQUE AQUI
e acesse a programação em formato pdf
Atualizada em 10/04/2024

Cartaz com informações da programação listadas abaixo

 

Conheça um pouco da história da Sala de Meditação!

Em junho de 1999 o Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM inaugura a Sala de Meditação, inicialmente destinada à atender a demanda contida no ambulatório de acupuntura através das práticas físicas da Medicina Tradicional Chinesa - MTC.

A Meditação, então uma prática pouco divulgada no Brasil, mas de comprovação e reconhecimento internacional, tornou-se disponível como mais uma opção terapêutica para manutenção da saúde. Naquela época as práticas eram dirigidas pelo médicos do ambulatório de Acupuntura,  muitos foram os pacientes que se beneficiaram desta técnica, trazendo o resultado esperado.

O espaço deu tão certo que virou um ponto de referência e projetou o HSPM na opinião pública como o 1º Hospital público do Brasil a ter uma Sala de Meditação. Estava plantada a semente do atendimento integral à saúde de forma humanizada, valorizando as práticas meditativas.

Nos anos que se seguiram surgiram outros grupos interessados a compartilhar o espaço e a proposta e assim o trabalho continuou.

Em 2005 o HSPM lançou um programa de Qualidade de Vida que utilizava outra prática física da MTC que era o Lien Ch'i e à partir de 2006 a administração, entendendo o compromisso com o atendimento integral a saúde, e a importância das terapias complementares, abriu espaço para diversificar as opções terapêuticas, ampliando sua atuação na comunidade integrando ainda mais a visão holística do tratamento à saúde.

Durante 22 anos o hospital ofereceu uma diversificada gama de propostas terapêuticas a pacientes, acompanhantes, funcionários, voluntários e público em geral. A partir da aprovação da lei municipal n° 17.727, de 21 de dezembro de 2021, o atendimento no HSPM passou a ser exclusivo para servidores públicos e seus dependentes.

 

Conheça em detalhes cada Prática Integrativa e Complementar:

  • Fitoterapia
    Online às quartas-feiras, das 20h às 22h.
    Whatsapp para agendamento:
    (11) 95169-9563

A fitoterapia se caracteriza pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, a fim de permitir que o ser humano se reconecte com o ambiente e acesse o poder da natureza para ajudar o organismo a normalizar as funções fisiológicas prejudicadas.

  • Meditação
    Presencial às quintas-feiras, das 11h às 12h.
    E-mail para agendamento: san.cida@hotmail.com

A Meditação é uma das Práticas Integrativas e Complementares que visa à prevenção e promoção à saúde integral das pessoas, atuando no equilíbrio do estresse e das emoções. A prática sistemática e constante da Meditação, além de trazer benefícios à saúde, promove autoconhecimento, contribuindo para escolhas mais conscientes e crescimento pessoal.

  • Barra de Access 
    Presencial às quartas-feiras, das 13h às 17h.
    WhatsApp para agendamento:
    (11) 95277-6752
    (11) 95584-8226

Técnica que usa o toque das mãos para aquietar a mente. Sua aplicação é feita através de 32 pontos na cabeça que quando tocados desfazem bloqueios de canais elétricos do corpo, liberam a carga acumulada de pensamentos, sentimentos e emoções que impedem o fluxo energético equilibrado.

  • Constelação Sistêmica 
    ONLINE (em grupo) às sextas-feiras, às 19h.
    PRESENCIAL (em grupo) na primeira quinta-feira de cada mês, das 15h às 20h.
    E-mail para agendamento: eloazan@gmail.com

Terapia que consiste em analisar a energia do indivíduo para detectar a origem de suas questões físicas e/ou emocionais e ajudar na cura por meio da expansão de consciência. Compreende as técnicas da constelação familiar e de desbloqueio energético, quando necessário.

  • Constelação Sistêmica e Meditação
    ONLINE (individual) com dia e horário a combinar.
    E-mail para agendamento: bortolettoteresacristina@gmail.com

Terapia breve, na qual através das percepções corporais, as pessoas sentem em seu corpo pequenas (ou grandes) mudanças, sensações e sentimentos, quando representam algo ou alguém que entrou no campo morfogenético do indivíduo que está sendo constelado. É um campo sensorial, onírico, comprovado cientificamente.

  • Cura das atitudes
    PRESENCIAL às sextas-feiras, das 8h30 às 10h.
    Telefone para agendamento: (11) 3397-7990

Introduzida no HSPM em 2002, tem como objetivo oferecer suporte para todos aqueles que visem a conquista e a manutenção da paz interior. A Cura das Atitudes atinge esse fim através da reeducação dos pensamentos e emoções.

  • Estimulação Neural
    PRESENCIAL às terças, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 18h. 
    WhatsApp para agendamento: (11) 99606-9461

Técnica oferecida pela ONG Mãos Sem Fronteiras (MSF) com propósitos humanitários, utiliza o toque das mãos em pontos energéticos do corpo com o objetivo de reequilibrar a energia corporal, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida.

  • Florais Alquímicos
    Atendimento ONLINE. Dia e horário a combinar.
    E-mail para agendamento: alquimiahspm@gmail.com

Terapia auxilia na recuperação de estados de desequilíbrio, restaurando o bem-estar e a autoconfiança e prevenindo o aparecimento de doenças. Insônia, queda de imunidade, enxaqueca, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável e transtornos alimentares são alguns dos sintomas desencadeados pelo estresse.

  • Meditação e Estimulação Neural
    Atendimento ONLINE às segundas-feiras, às 20h30.
    WhatsApp para agendamento: (11) 99606-9461

Terapia oferecida pela ONG Mãos Sem Fronteiras (MSF), com o auxílio do aplicativo gratuito “5 Minutos - Eu Medito”. Primeiro, acontece a meditação em grupo e, em seguida, é realizado tratamento de Estimulação Neural (a distância), de acordo com as queixas dos pacientes e necessidade de fortalecimento do sistema imunológico.

  • Práticas Antroposóficas
    PRESENCIAL às segundas-feiras, das 12h30 às 14h.
    E-mail para agendamento: acpnakamura@gmail.com

A Antroposofia estuda a relação do homem com o universo e para a compreensão do que é o ser humano se utiliza de diversas práticas como: euritmia, biografia, terapia externa, meditação, contos e voz, etc. Que serão utilizadas neste ambulatório como vivências, com o propósito de autoconhecimento e autocuidado.

  • TFT - Terapia de Campo do Pensamento
    Atendimento ONLINE às quartas-feiras (semanas alternadas), às 19h30.
    Acesse o link:
    https://bit.ly/HSPM_TFT

TFT é uma Técnica autoaplicável integrada ao campo do pensamento e baseada no sistema dos meridianos da Acupuntura. A Terapia de Campo do Pensamento fornece um código ao sistema natural de cura do próprio corpo. Quando aplicada aos problemas, a TFT resolve as causas fundamentais, equilibra o sistema energético do corpo e contribui para eliminar a maioria das dores físicas e emocionais.

Unimos várias práticas como meditação, alongamento, yoga, automassagem, relaxamento, PNL e visualização criativa, que serão oferecidas diariamente, sendo possível participar em qualquer momento. Nosso propósito é trazer autonomia ao cuidado e a promoção da saúde individual através da aplicação e do aprendizado de diversas técnicas.

  • Reiki
    PRESENCIAL às terças-feiras, das 10h às 12h.
    WhatsApp para agendamento: (11) 99332-6024

Técnica em que o terapeuta estende suas mãos sobre partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional. Promove intenso relaxamento neurológico e fortalece o sistema imunológico.

 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Hospital do Servidor Público Municipal

Rua Castro Alves, 60 - Liberdade

A Sala de Meditação localiza-se no 9º andar - Sala 17