Terapia do Mês: Reflexologia

Edição Especial - Sala de Meditação do HSPM

O que é Reflexologia?
É uma técnica terapêutica que trata de distúrbios físicos e desequilíbrios emocionais, através de estímulos em pontos específicos nos pés.
Suas origens são praticamente desconhecidas. Por ser uma técnica de digito-pressura podemos esperar que ela tenha feito parte da medicina tradicional na antiguidade. Conhecida de forma documentada na China desde o século III a.C., vinculada à acupuntura. Após o primeiro século da era cristã, têm-se referências mais amplas do seu uso no diagnóstico fisiológico, bem como no tratamento de certas moléstias.


Como funciona?
Acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o Reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor.
Acredita-se que a dor se origina do depósito de cristais na zona de reflexo. Com as técnicas de massagem apropriadas, essas estruturas de cristais podem ser quebradas e a dor poderá sumir. Simultaneamente, acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo Reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a Reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.

 

O Método?
O método utilizado no HSPM é o IOR, empregando estudos anatômicos e fisiológicos do corpo os profissionais empregam a Reflexoterapia de uma forma dinâmica, expressiva e objetiva. A patologia é tratada segundo o mecanismo da doença, abrangendo freqüentemente vários sistemas ou órgãos específicos que estão gerando a patologia ou sendo afetados por ela. Assim sendo antes de começar a usar a Reflexoterapia, é necessário primeiro fazer uma avaliação fisiológica do organismo (através da Reflexologia podal), verificar o grau do abalo do sistema nervoso, como ele prejudicou o pleno funcionamento do corpo, quais foram os órgãos mais afetados e daí usar a Reflexoterapia. Verifica-se também como o estado emocional afetou a saúde da pessoa.


Onde age?
Portanto entre outras, auxilia o tratamento da: disfunção hormonal, dores em geral, melhora a circulação, estimula o sistema imunológico, diminui os efeitos do stress, auxilia na saúde emocional, diminui a ansiedade.