Organização

Apresentação:

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) é uma entidade pública, autárquica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e criada pela Lei nº. 7.736 de 26/05/1972. De acordo com a Lei nº 13.766/2004, alterada pela Lei nº 17.727/2021, o atendimento no HSPM é exclusivo para servidores públicos e empregados públicos municipais ativos e inativos, respectivos dependentes e pensionistas da Administração Direta, Autarquias Municipais, Câmara Municipal e Tribunal de Contas do Município (TCM), abrangidos pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Público do Município de São Paulo (RPPS).

Tem como finalidade prestar assistência médico, odontológica e farmacêutica aos servidores públicos municipais, na forma da legislação municipal, realizando atendimento clínico-ambulatorial, de internação e emergência: servir de campo de instrução e treinamento aos profissionais da saúde; prestar assistência médica e de urgência e emergência, 24 horas, à população em geral, nos Prontos-Socorros (adulto e infantil).

Sua estrutura física é composta por: Complexo Hospitalar, localizado na Rua Castro Alves, 60; Centro Administrativo, localizado na Rua Castro Alves, 131 e um prédio próprio que abriga o Departamento de Recursos Humanos, Setor Gráfico, Centro de Educação Infantil (CEI). Possui cinco ambulatórios descentralizados nas regiões de Santo Amaro, São Miguel, Carrão, Lapa e Tucuruvi. Conta ainda com uma Casa de Cuidados Paliativos.
 





Histórico
Em 1936, cria-se na Praça Almeida Júnior, nº 98 a Divisão Hospitalar Municipal com a finalidade de prestar atendimento aos funcionários públicos municipais e seus dependentes.

Um incêndio, em 1944, faz com que a prefeitura assine um convênio com o Hospital Santa Cruz. Dois anos após, em 1946, o município adquire a Casa de Saúde Santa Inês, localizada na Rua Castro Alves, 60 - Liberdade.

A construção do atual Complexo Hospitalar inicia-se em 1950 e são concluídas após sete anos e o Pronto-Socorro, que até então funcionava no Pátio do Colégio, é incorporado ao hospital.

Em 26 de maio de 1972, transforma-se em entidade autárquica, criando-se o Hospital do Servidor Público Municipal, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. (Lei n.º 7.736 de 26/05/1972).

Em 2004, a Lei nº 13.766 revoga a Lei nº 10.257, reorganiza o Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM e cria o Conselho Gestor tripartite (administração, força de trabalho e clientes);

Em 2007 a Lei nº 14.661, dispensou os servidores municipais da contribuição compulsória devida ao HSPM;

Em 2021, a Lei n° 17.727 de 21/12/21, tornou o atendimento do HSPM exclusivo para servidores públicos municipais e seus dependentes, descentralizou os serviços especializados e alterou a estrutura organizacional, criando o Conselho Deliberativo e Fiscalizador. 

 

Missão
Promover a saúde de seus clientes, com humanização e qualidade, buscando a satisfação de suas necessidades e o aprimoramento do conhecimento, em um processo de melhoria contínua. Em síntese: Atender, Cuidar e Ensinar com Excelência!


Visão
Tornar-se referência em humanização e qualidade na prestação de serviços de saúde, ensino e pesquisa, fazendo o melhor no cumprimento de sua missão e sendo motivo de orgulho para usuários e funcionários.
 

Valores
Humanização
Satisfação do Cliente
Participação e transparência nas ações
Melhoria contínua da qualidade

Desenvolvimento profissional e valorização dos recursos humanos
Ética

Solidariedade e respeito
Promoção integrada da saúde