Organização

Apresentação:

O Hospital do Servidor Público Municipal é uma entidade pública, autárquica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e mantida integralmente pela Prefeitura do Município de São Paulo.

Tem como finalidade prestar assistência médico, odontológica e farmacêutica aos servidores públicos municipais, na forma da legislação municipal, realizando atendimento clínico-ambulatorial, de internação e emergência: servir de campo de instrução e treinamento aos profissionais da saúde; prestar assistência médica e de urgência e emergência, 24 horas, à população em geral, nos Prontos-socorros (adulto e infantil).

Sua estrutura física é composta por: um Complexo Hospitalar, localizado na Rua Castro Alves, 60 - um Centro Administrativo, localizado na Rua Castro Alves, 131 e um prédio próprio que abriga o Departamento de Recursos Humanos, Setor Gráfico, Centro de Educação Infantil (CEI). Possui cinco Ambulatórios descentralizados nas regiões de Santo Amaro, São Miguel, Carrão, Lapa e Tucuruvi, conta ainda com uma Casa de Cuidados Paliativos.
 

O Complexo Hospitalar:

  • 284 leitos de internação;
  • 37 especialidades médicas;
  • 11 multiprofissionais;
  • 147 subespecialidades;
  • Ambulatórios;
  • Centro cirúrgico;
  • Centro obstétrico;
  • UTI adulto e UTI infantil;
  • Pronto-Socorro Adulto, Infantil e Obstétrico.

 



Histórico
Em 1936, cria-se na Praça Almeida Júnior, nº 98 a Divisão Hospitalar Municipal com a finalidade de prestar atendimento aos funcionários públicos municipais e seus dependentes.

Um incêndio, em 1944, faz com que a prefeitura assine um convênio com o Hospital Santa Cruz. Dois anos após, em 1946, o município adquire a Casa de Saúde Santa Inês, localizada na Rua Castro Alves, 60 - Liberdade.

A construção do atual Complexo Hospitalar inicia-se em 1950 e são concluídas após sete anos e o Pronto-Socorro, que até então, funcionava no Pátio do Colégio é incorporado ao hospital.

Em 26 de maio de 1972, transforma-se em entidade autárquica, criando-se o Hospital do Servidor Público Municipal, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. (Lei n.º 7.736 de 26/05/1972).

Em 2004, a Lei nº 13.766 revoga a Lei nº 10.257, reorganiza o Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM, cria o Conselho Gestor tripartide (administração, força de trabalho e clientes);

Em 2007 a Lei nº 14.661, dispensou os servidores municipais da contribuição compulsória devida ao HSPM.

 

Missão
Promover a saúde de seus clientes, com humanização e qualidade, buscando a satisfação de suas necessidades e o aprimoramento do conhecimento, em um processo de melhoria contínua. Em síntese: Atender, Cuidar e Ensinar com Excelência!


Visão
Tornar-se referência em humanização e qualidade na prestação de serviços de saúde, ensino e pesquisa, fazendo o melhor no cumprimento de sua missão e sendo motivo de orgulho para usuários e funcionários.
 

Valores
Humanização
Satisfação do Cliente
Participação e transparência nas ações
Melhoria contínua da qualidade

Desenvolvimento profissional e valorização dos recursos humanos
Ética

Solidariedade e respeito
Promoção integrada da saúde