Brinquedoteca Betinho


Primeira Brinquedoteca Hospitalar da Rede Municipal de Saúde de São Paulo, o espaço foi inaugurado em 2002 e é fruto de parceria realizada entre o HSPM, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Comitê Betinho, da Associação dos Funcionários do Banco Banespa/Santander. O nome é uma homenagem a Herbert de Souza, sociólogo fundador da “Ação da Cidadania”.

Há 21 anos faz parte do projeto Brincar é Coisa Séria, da SMS e do Programa de Humanização Hospitalar do HSPM, por meio da Central de Ação Voluntária (CAV). A Brinquedoteca é destinada a atividades educativas, lúdicas e recreativas voltadas para pacientes entre 0 a 17 anos de idade, seus familiares e acompanhantes.

O objetivo é minimizar o trauma e o sofrimento decorrentes da hospitalização, estabelecendo uma convivência harmônica entre a criança, seus acompanhantes e os profissionais envolvidos com sua permanência no hospital, intermediado pelo trabalho voluntário.
 

Localização: Enfermaria de Pediatria, no 8º andar. 
Funcionamento: Com a liberação parcial das dependências hospitalares, a Brinquedoteca Betinho está retomando suas atividades gradativamente.