Sala de Meditação

Práticas Integrativas e Complementares

Estas práticas visam auxiliar o tratamento médico clássico oferecendo alternativas às pessoas de forma integral.

Em todos estes anos em que o trabalho da Sala de Meditação foi desenvolvido nunca paramos para pensar onde iríamos chegar, simplesmente fizemos o que era possível naquele momento dentro daquilo que acreditávamos e hoje olhando para trás entendemos que nada foi por acaso. O tempo é um fator surpreendente, às vezes precisamos ter a sabedoria de esperar que os frutos amadureçam para então podermos saboreá-los.

 

CLIQUE AQUI e acesse a programação em formato pdf
Atualizado em 09/11/2022

 

Cartaz com a programação das práticas integrativas e complementares de saúde

Práticas Integrativas e Complementares do HSPM são oferecidas em diferentes dias da semana. Foto: Arquivo HSPM

Conheça um pouco da história da Sala de Meditação!

Em junho de 1999 o Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM inaugura a Sala de Meditação, inicialmente destinada à atender a demanda contida no ambulatório de acupuntura através das práticas físicas da Medicina Tradicional Chinesa - MTC.

A Meditação, então uma prática pouco divulgada no Brasil, mas de comprovação e reconhecimento internacional, tornou-se disponível como mais uma opção terapêutica para manutenção da saúde. Naquela época as práticas eram dirigidas pelo médicos do ambulatório de Acupuntura,  muitos foram os pacientes que se beneficiaram desta técnica, trazendo o resultado esperado.

O espaço deu tão certo que virou um ponto de referência e projetou o HSPM na opinião pública como o 1º Hospital público do Brasil a ter uma Sala de Meditação. Estava plantada a semente do atendimento integral à saúde de forma humanizada, valorizando as práticas meditativas.

Nos anos que se seguiram surgiram outros grupos interessados a compartilhar o espaço e a proposta e assim o trabalho continuou.

Em 2005 o HSPM lançou um programa de Qualidade de Vida que utilizava outra prática física da MTC que era o Lien Ch'i e à partir de 2006 a administração, entendendo o compromisso com o atendimento integral a saúde, e a importância das terapias complementares, abriu espaço para diversificar as opções terapêuticas, ampliando sua atuação na comunidade integrando ainda mais a visão holística do tratamento à saúde.

Durante 22 anos o hospital ofereceu uma diversificada gama de propostas terapêuticas a pacientes, acompanhantes, funcionários, voluntários e público em geral. A partir da aprovação da lei municipal n° 17.727, de 21 de dezembro de 2021, o atendimento no HSPM passou a ser exclusivo para servidores públicos e seus dependentes.

 

Conheça em detalhes cada Prática Integrativa e Complementar:

Prática espiritualista que através da Luz Espiritual - Energia Cósmica, emitida pela palma da mão, elimina as essências tóxicas, espiritual, mental e física, adquirindo de modo natural a saúde, harmonia e prosperidade.
 

É uma técnica gentil com o toque das mãos que aquieta a mente. As barras são 32 pontos na cabeça que quando levemente tocados, desfazem bloqueios de canais elétricos do corpo, promovendo um intenso relaxamento.

 

O objetivo da Reflexoterapia é restabelecer o fluxo de energia que circula no organismo, levando ao equilíbrio físico, mental e emocional. Esse equilíbrio faz com que a imunidade aumente, evitando a doença, mas, caso ela já esteja instalada, o estímulo faz com que o próprio organismo promova o alívio dos sintomas.
 

Significa forjar o corpo com dedicação ao longo do tempo. São exercícios para a saúde, prevenindo e tratando dores com movimentos leves e sincronizados com a respiração, para quem deseja deixar o sedentarismo e iniciar atividade física, além dos exercícios trazerem bem-estar e equilíbrio.
Lian gong tem por objetivo prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. São exercícios preventivos e curativos, cujas práticas põe em movimento o “Chi” (energia vital) através dos meridianos no organismo. Medicina Tradicional Chinesa diz “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não podem invadir”.
 

Técnica que faz parte das disciplinas bionaturais complementares à medicina clássica. Através do uso consciente das mãos, promove-se a estimulação neural que fortalece os sistemas nervoso, imunológico e sanguíneo beneficiando as condições de stress e outros estados emocinais alterados.
 

  • Meditação

É uma técnica para cultivar a disciplina mental e uma atitude de equilíbrio diante das situações da vida. Segundo seus praticantes, há mais clareza mental, objetividade, paciência e compreensão,além de ajudar na saúde física.

Baseia-se no princípio de que existem áreas ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo que quando estimulados ativam os poderes inatos de cura. Ao estimulá-los, reduz-se a tensão e melhora-se a irrigação sanguínea.

É uma das formas mais antigas de terapia que baseada em toques suaves em pontos de acúmulo de energias negativas, desfaz bloqueios de canais elétricos do corpo, promove intenso relaxamento neurológico e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, promove relaxamento neurológico e fortalece o sistema imunológico.
 

        • Cristaloterapia

Cristaloterapia (terapia dos Cristais) com medição Radiônica (pêndulo por radiestesia) para equilíbrio e alinhamento dos 7 pontos principais do corpo onde estão ligados os nossos sistemas nervoso e endócrino, a fim de promover harmonização do corpo com sua energia em fluxo, auxiliando todas as áreas da vida inclusive física, mental e energética.

         • Hipnoterapia

Técnica que trabalha com métodos indiretos utilizando a energia do paciente no processo. Assim, o paciente é um foco ativo em todo o procedimento, por isso costuma ser breve e muito eficiente. Faz com que as pessoas atendidas e beneficiadas por ela voltem rapidamente para suas rotinas diárias, sem sintomas ou sequelas das queixas apresentadas.

          • Florais 

Terapia auxilia na recuperação de estados de desequilíbrio, restaurando o bem-estar e a autoconfiança e prevenindo o aparecimento de doenças. Insônia, queda de imunidade, enxaqueca, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável e transtornos alimentares são alguns dos sintomas desencadeados pelo estresse.

          • Constelação Sistêmica

Terapia breve, na qual através das percepções corporais, as pessoas sentem em seu corpo pequenas (ou grandes) mudanças, sensações e sentimentos, quando representam algo ou alguém que entrou no campo morfogenético do indivíduo que está sendo constelado. É um campo sensorial, onírico, comprovado cientificamente.

           
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, 60 - Liberdade
A Sala de Meditação localiza-se no 9º andar - Sala 17