Campanhas ampliam estoque do banco de sangue

As ações trouxeram 53 doadores para o HSPM

Duas campanhas de doação foram realizadas nos dias 1 e 16 de março no HSPM. A primeira foi uma ação articulada pelo Vereador André Santos, que criou o Projeto de Lei PL 115/2024 - Juntas pela Vida - que tem o objetivo de incluir a doação de sangue no Calendário Anual de Eventos de São Paulo, todo primeiro sábado do mês de março. Foram recebidos 32 doadores, entre aptos e inaptos, para a ação no dia 1 de março.

A Sra. Jane Esteves, que mobilizou esta ação, compartilhou sua visão sobre essa iniciativa: “A gente se sensibilizou por saber que os estoques dos bancos de sangue estão baixos nesse período do ano e, por saber que uma doação pode salvar até quatro vidas, vemos a importância da doação”.

A segunda ação realizada aconteceu no dia 16 de março, sábado, pela Organização Não Governamental Irmandade Solidária, que trouxe 21 voluntários para o HSPM. A ONG, que existe desde 2020, realiza ações durante todo o ano, com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e realizou em março uma grande mobilização para levar os voluntários aos bancos de sangue. Lila Polese, voluntária da ONG, comenta: “Campanha de doação de sangue é algo muito importante e pessoal pra mim. Feliz em saber que pudemos ajudar várias pessoas com a campanha”.

O HSPM incentiva as pessoas para que tenham o hábito de doarem com frequência. Para realizar a doação, é necessário procurar o banco de sangue do HSPM portando um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e estar alimentado com uma refeição leve antes da doação.