Orientações para Supervisões Técnicas de Saúde

As Supervisões Técnicas de Saúde - STS são responsáveis pela distribuição e controle dos formulários de Declaração de Nascido Vivo (DN) para os hospitais e maternidades, atuando em conjunto com o Núcleo do SINASC na gestão desse sistema no município de São Paulo.

Atribuições dos profissionais das Supervisões Técnicas de Saúde – STS em relação ao SINASC

  • Informar o Núcleo do SINASC/CEInfo sobre mudança dos responsáveis pelo SINASC na STS e hospitais de sua área de abrangência, com o preenchimento dos documentos:

  • Solicitar por e-mail os formulários de DN e retirá-los no Núcleo do SINASC. No caso de mensageiro, este deve portar Procuração e documento com foto.

  • Armazenar as DN em local seguro com acesso dos responsáveis somente.

  • Distribuir mensalmente (ou periodicidade menor, se necessário) formulários DN aos hospitais, de acordo com o número de nascidos vivos.

  • Solicitar aos hospitais a entrega mensal das vias brancas digitadas e também as DN canceladas, com todas as vias branca, amarela e rosa.

  • Informar/digitar no sistema informatizado SINASC a numeração das DN entregues aos hospitais (controle de envio)

  • Informar/digitar no sistema informatizado SINASC as DN canceladas e encaminhar mensalmente os formulários cancelados (vias branca, amarela e rosa) ao Núcleo do SINASC.

  • Comunicar DN extraviadas: encaminhar ao Núcleo do SINASC o Boletim de Ocorrência de DN extraviadas.

  • Monitorar as DN digitadas e canceladas no SINASC por meio do aplicativo MONITORA SINASC.

  • Incentivar os hospitais ao aprimoramento do SINASC, com vistas à obtenção do Selo SINASC.

  • Participar dos eventos promovidos pelo SINASC: Seminários, Cursos sobre Anomalias Congênitas, Premiação anual SELO SINASC e outras capacitações que ocorrerem.

Para mais informações consulte o Manual de orientações técnicas para responsáveis do SINASC nas Supervisões Técnicas de Saúde