Registro de Cancer de Base Populacional de Sao Paulo

CEInfo - Coordenação de Epidemiologia e Informação

O Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo foi implantado oficialmente em janeiro de 1969 e funciona, desde então, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Através de convênio específico, recebe apoio técnico e financeiro da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Os Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) são sistemas de informações específicos para a Oncologia que coletam, classificam e analisam os casos novos de câncer diagnosticados em moradores de uma área geográfica bem definida, permitindo desta forma conhecer a incidência de câncer daquela área.

Os dados de incidência de câncer são fundamentais para a definição dos fatores etiológicos relacionados à doença e também servem para definir prioridades nas ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dos pacientes com câncer.

O Registro de Câncer de São Paulo, sob coordenação da Faculdade de Saúde Pública da USP, coleta os casos novos de câncer diagnosticados entre os moradores da cidade de São Paulo, e se constitui numa das principais fontes de informação para a definição das políticas públicas da Atenção Oncológica, assim como para o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área.