Hospital Maternidade Mário Degni inaugura salas dedicadas ao parto humanizado

Espaço que será entregue à população nesta quarta-feira (5) proporciona um ambiente acolhedor para a paciente e para o bebê

 

A cerimônia de entrega das salas de parto humanizado contou com a presença do secretário municipal da Saúde Edson Aparecido e do prefeito Bruno Covas.

A partir desta quarta-feira (5), o Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni, na região do Rio Pequeno, passa a contar com espaço concebido para a realização do parto humanizado. Seguindo uma tendência cada vez mais presente no cuidado obstétrico, as duas novas salas de atendimento a gestantes estarão disponíveis para a população após a inauguração que terá início às 10h30.

A estrutura dos quartos para parto humanizado conta com equipamentos como cama, berço aquecido, cadeira para acompanhante, aromatizador, luz de cromoterapia, massageador e aparelho de som. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro tanto para a gestante quanto para o bebê.

“No parto humanizado o acompanhamento é individualizado, a paciente não fica apenas com a equipe do hospital, mas com acompanhante e junto ao bebê logo após o nascimento. Isso dá mais segurança à gestante, que se sente mais acolhida no momento do parto e no pós-parto também, já que ela permanece por duas horas sob os cuidados da enfermagem até ser encaminhada para o alojamento conjunto”, explica o diretor do hospital Mário Degni, José Alfredo Martini. Os defensores do parto humanizado acreditam que o contato com a mãe nos primeiros momentos após o parto tem efeito benéfico na saúde do bebê.

Além das duas novas salas, a unidade também inaugura nesta quarta uma sala de aleitamento materno, onde a mãe receberá orientações sobre amamentação e a importância do período de lactação para o desenvolvimento do recém-nascido. A cerimônia contará com a presença do prefeito Bruno Covas e do secretário municipal da Saúde Edson Aparecido.

A expectativa é que 60% dos partos normais realizados na unidade aconteçam nas novas instalações. Cabe à mulher a decisão de optar pelo parto humanizado, desde que apresente boas condições físicas e nenhum risco à saúde do bebê. O hospital Mário Degni, que registra, em média, 160 nascimentos por mês, é referência no atendimento de gestações de alto risco, porém, as novas salas não serão utilizadas por gestantes que apresentem este quadro clínico por questões de segurança.

O Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni é referência no atendimento e conta com ambientes acolhedores para as mães e os bebês.

A unidade municipal recebeu no último dia 29 de maio o Selo Sinasc (categoria Ouro), que reconhece o trabalho realizado por hospitais, maternidades e casas de parto (públicos e privados) no aprimoramento da coleta de informações sobre os nascidos vivos no município de São Paulo.

O Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni disponibiliza, além da Atenção Hospitalar à Gestação de Alto Risco, Serviço de Diagnose e Terapêutica (SADT), Programa Aborto Legal e Atendimento a Vítimas de Violência Sexual.

Parto Humanizado na rede Pública

O parto humanizado já é oferecido em outros hospitais da rede municipal de saúde. Recentemente, os Hospitais Municipais Vila Nova Cachoeirinha e o Dr. José Soares Hungria (Pirituba) também receberam espaços novos totalmente dedicados à prática. Nos hospitais Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo), Tide Setubal e Campo Limpo também oferecem a opção às gestantes.

Serviço

Local: Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni
Endereço: Rua Lucas de Leyde, 257 - Rio Pequeno