Centro deTraumatologia e Ortopedia H.M. Dr, Arthur Ribeiro de Saboya

Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya firma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Unifesp e Governo Federal.

A parceria prevê a ampliação do número de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci, do Secretário Municipal da Saúde, José de Filippi Junior, e demais autoridades que foram recebidos pela reitora da Unifesp Prof.ª Soraya Soubhi Smaili.
A parceria com o Into é mais uma das ações da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a oferta de consultas e cirurgias ortopédicas na cidade. De acordo com o Ministro da Saúde a intenção dessa união de governo federal mais municipal visa desenvolver pesquisa e aumento no número de profissionais na área de ortopedia que hoje é uma área que carece de profissionais na cidade de São Paulo.
O secretário municipal cerca de 30% do atendimento realizado pelo SAMU ano passado corresponde a traumas e doenças ortopédicas degenerativas, na primeira etapa o Hospital terá um investimento de R$ 15 milhões e um aumento em 40 leitos e até o término da reforma é previsto mais 40 leitos.
Após visita ao hospital junto com o superintendente da AHM Roberto Morimoto e o Diretor Técnico do hospital Dr. Orlando Elidio Silva acredita-se que haverá um centro de referência ortopédica na zona sul e também entra em estudo uma ampliação da ala psiquiátrica do hospital que segundo o secretário faz um excelente atendimento humanizado e de atenção ao paciente..

Into
Criado em 1994, o Into atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de doenças e traumas ortopédicos, de média e alta complexidade. É uma instituição especializada em atendimento cirúrgico e não presta serviços de emergência.
Para chegar às regiões não beneficiadas por serviços desse tipo, o Into criou o Programa Suporte, que realiza atendimentos em ortopedia, traumatologia e reabilitação pós-operatória no estado e cidade do paciente.
A Unifesp
Criada oficialmente em 1994, a UNIFESP originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Desde o início do século XXI a UNIFESP tem apresentado rápida expansão territorial e diversificação dos cursos oferecidos, deixando de ser a outrora "Universidade da Saúde" para ser a "Universidade do Conhecimento.