Unidades da AHM são treinadas e capacitadas para inclusão no sistema OUVISUS.

Ouvidorias das unidades da AHM estão sendo treinadas e capacitadas para atuarem em sistema globalizado de ouvidoria em saúde.

 Pensando sempre na melhoria contínua da qualidade na assistência humanizada aos pacientes, a Ouvidoria da AHM participa do Programa de Inclusão das ouvidorias de saúde do município de São Paulo no sistema OUVISUS.
Criado e Desenvolvido pelo Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (DOGES) em 2003, o OUVISUS é um canal democrático utilizado pelas ouvidorias de saúde que estimula a participação social dos usuários SUS, estreitando o seu canal de relacionamento com gestor de saúde.
A adesão completa ao novo sistema está prevista para acontecer ainda no primeiro trimestre de 2014 e permitirá que os hospitais, prontos socorros e prontos atendimentos sejam incluídos na rede das ouvidorias de saúde de abrangência nacional, estreitando o canal de relacionamento com os sistemas de saúde federal e estadual, reduzindo tempo de resposta as demandas dos usuários e facilitando a interface de encaminhamentos a soluções que não sejam de competência do sistema municipal de saúde.
O programa de inclusão completo ao novo sistema esta sendo aplicado em 3 fases, conforme explica Carlos Santana, Coordenador da Ouvidoria da AHM. A primeira fase compreende ao período de sensibilização dos atuais ouvidores, onde compreenderão a importância e os benefícios do sistema, a segunda é a fase de formação, onde serão treinados e se tornarão disseminadores da funcionabilidade do sistema e a terceira e última é a fase de operacionalização, onde o sistema será completamente instalado e integrado com as esferas estadual e federal.
Implantar a ouvidoria de saúde da maior cidade do Brasil no sistema OUVISUS é englobar a participação efetiva da sociedade na maneira de gerenciar a saúde no município de São Paulo, pensando sempre na melhoria da qualidade na assistência e no atendimento humanizado aos usuários, a gestão da AHM trabalha para levando respeito e transparência em suas ações.