Casa Civil discute ações para requalificação do centro com universidades

Objetivo é criar condições para tornar a região do Triângulo Histórico de São Paulo mais atrativa para estudantes, com mobilidade ativa e oportunidades

Com o objetivo de tornar o centro de São Paulo atrativo aos estudantes, sobretudo universitários, a equipe gestora da Casa Civil se reuniu com representantes de instituições de ensino superior na tarde de quarta-feira (5 de abril) para discutir propostas de requalificação da região do Triângulo Histórico de São Paulo.

O secretário da Casa Civil, Fabrício Cobra, explica que o diálogo é uma das ações integrantes do Comitê Intersecretarial Todos Pelo Centro, que busca soluções para movimentar o Triângulo. Segundo ele, a instalação de universidades e reabertura de salas de aula hoje desativadas cumpririam esse objetivo:

“Estamos criando condições para que nossa cidade, que cresceu a partir do fomento comercial do centro, volte a ter vida noturna com mobilidade ativa na região do Triângulo. A movimentação de estudantes com a abertura de salas de aula traria vários benefícios impulsionando melhorias em infraestrutura em todo entorno”, diz.

Entre as propostas debatidas estão a transformação de parte da região do Triângulo Histórico, que já concentrou mais de 20 mil alunos, em polo educacional. Várias leis de incentivos fiscais estão sendo estudadas no intuito de viabilizar a reabertura dos centros de educação superior que fecharam as portas devido às dificuldades financeiras de se manter na região ou por conta do advento da modalidade de ensino à distância.

Outras questões, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a revisão do ProUni Municipal, além de outras iniciativas para reativar imóveis ociosos e fomentar as atividades culturais na região, de modo a estimular a vinda de estudantes, também foram debatidas.

A reunião contou com a presença de representantes das Secretarias Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Associação Comercial de São Paulo, universidades privadas e da SP Negócios.

Gestores da Casa Civil receberam representantes de universidades para discutir ações conjuntas para o centro