Casa Civil conclui curso de Integração para Conselheiros Participativos Municipais

Formação foi organizada pelas Coordenadorias de Governo Aberto e Participação Social com o objetivo de instruir os conselheiros sobre o funcionamento da administração pública

 A Secretaria Municipal da Casa Civil, por meio das Coordenadorias de Governo Aberto e Participação Social concluiu esta semana o Curso de Integração para Conselheiros Participativos Municipais, o “Integra CPM”. A formação, realizada no formato virtual, beneficiou cerca de 100 conselheiros participativos municipais.

De acordo com o secretário da Casa Civil de São Paulo, Fabrício Cobra, a iniciativa compõe o 3º Plano de Ação em Governo Aberto na Cidade de São Paulo e visa integrar o Conselho Participativo à administração pública, com o propósito de promover o fortalecimento institucional dos conselhos e colegiados de políticas públicas na cidade de São Paulo:

“É uma oportunidade de formação dada aos conselheiros, que receberão conhecimentos pertinentes à atividade que desenvolvem, como o funcionamento da administração pública e seus principais instrumentos de planejamento e monitoramento, o que refletirá no desempenho de suas atribuições nas comunidades”, disse.

O curso “Integra CPM” conta com três módulos sendo que cada um deles abrange uma das áreas da gestão pública. O Módulo I - Administração Municipal e Participação Social - foi realizado no dia 28 de março, abordando questões como a estrutura da Subprefeitura e o papel dos Conselheiros Participativos Municipais na Cidade de São Paulo. A aula foi ministrada pela coordenadora de Participação Social da Casa Civil, Stella Verzolla.

O Módulo II - Organização e Orçamento na Participação Social - foi realizado no dia 29 de março e tratou das temáticas “Boas Práticas para Condução de Reuniões”, ministrada pela Gabriela Brandão, superintendente de Gestão de Ação Governamental no Governo de Minas Gerais; e “Orçamento Cidadão e Execução Orçamentária”, ministrada por Sandro Palanca, Diretor da Divisão de Avaliação e Aprimoramento do Gasto Público da Secretaria Municipal da Fazenda do município de São Paulo.

Por fim, o Módulo III - Planejamento e Gestão Humana - foi ministrado dia 30 de março, contando com a participação dos representantes do Instituto Prospectiva (Inspro), Clarice Kobayashi, Armando Dal Colletto e Fernando Marques, que abordaram o tema “Planejamento e suas práticas”, trazendo conceitos, premissas, benefícios e ferramentas para um planejamento efetivo.

O módulo foi encerrado pelo doutor Adolfo Braga, presidente do conselho de administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB), que discorreu sobre “Comunicação não violenta” e “Mediação de Conflitos” em seus diversos contextos e realidades.

O “Integra CPM” é contemplado na Meta Municipal 16.7 da agenda 2030 do município de São Paulo, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização Geral das Nações Unidas (ONU); especificamente o ODS 16, que visa desenvolver ações estratégicas voltadas ao acesso à justiça para todos, além de construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

O Instituto Prospectiva é um dos membros do Fórum de Gestão Compartilhada (FGC), colegiado paritário entre Poder Público e Sociedade Civil, responsável pela implantação do 3º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo.

Formação foi ministrada pelo formato online para cerca de 100 conselheiros municipais