SPObras tem cinco frentes de trabalho no Corredor Inajar de Souza

Trabalhadores estão atuando aceleradamente para que prazos das obras sejam obedecidos

Mais de 200 funcionários estão distribuídos nas cinco frentes de trabalho que estão em operação nas obras do Corredor de Ônibus Inajar de Souza. Os que trafegam pelo local observarão obras na Avenida Marquês de São Vicente, entre a Praça Luiz Carlos de Mesquita até a Praça José Vieira de Carvalho, no sentido Centro/Bairro, na Avenida Ordem e Progresso, no sentido Bairro do Limão/Centro, outro trecho em obras na Avenida Marquês de São Vicente entre a Praça José Vieira de Carvalho até a Praça Pedro Corazza, no sentido Centro/Bairro, e nos dois sentidos da Avenida Inajar de Souza, além das obras de fresagem e recapeamento das vias que ocorrem no período noturno.

As obras estão em ritmo acelerado a fim de cumprir os prazos previstos nos cronogramas. Até o momento, não consta atraso em nenhuma das etapas da obra. Exemplo é a Avenida Comendador Martinelli, sentido Centro/Bairro e Bairro/Centro, que foi entregue no prazo previsto nos dois sentidos da via.

Na Avenida Ordem e Progresso, no sentido Bairro/Centro, estão sendo executados 820 metros de corredor de ônibus, exceto no trecho da Ponte do Limão. Ali, trabalhadores estão demolindo o pavimento existente e executando escavação mecanizada para que sejam iniciados os serviços referentes à colocação de camadas de reforço da base para receber o novo pavimento.

Na Avenida Marquês de São Vicente, entre a Praça Luis Carlos de Mesquita até a Praça José Vieira de Carvalho já é possível ver trechos do pavimento concretados; em outros, a execução das camadas de base do novo pavimento. Nessa frente de trabalho, as obras têm extensão de mais de um quilômetro.

Outra frente de serviço está na Avenida Marquês de São Vicente, dessa vez entre a Praça José Vieira de Carvalho até a Praça Pedro Corazza, também no sentido Centro/Bairro.

Alguns trechos do corredor Inajar já foram concluídos

Alguns trechos compreendidos no Programa de Mobilidade Urbana do Corredor Inajar de Souza já foram concluídos. Exemplos são a Marquês de São Vicente, desde a Praça Luis Carlos de Mesquita até a Rua Anhanguera, e a Avenida Comendador Martinelli. Em ambas as vias, as obras de corredor (pavimento de concreto), bem como as obras de recapeamento asfáltico de toda a pista estão prontas, faltando a implantação do projeto de sinalização viária e a construção das novas paradas de ônibus.

Além das obras de corredor de ônibus, os 14 quilômetros de via previstos para receber a nova faixa exclusiva para transporte público receberão também novo recapeamento asfáltico nas faixas por onde circulam os veículos leves. De acordo com o engenheiro Maurício Prado, da SPObras, responsável pala coordenação das intervenções no local, essas obras também são extremamente importantes e se fazem necessárias em razão da manutenção das pistas, fundamental para a segurança e conforto dos usuários. "A vida útil dos pavimentos da base de asfalto (pavimento flexível) variam em torno de cinco anos. Por isso, a necessidade de manutenção periódica, assim evitamos lentidão e interdições”, afirma o engenheiro. Para as obras de recapeamento asfáltico tem sido feito no período noturno, a fim de não confrontar com o tráfego local diário.
 

 

 

Arquivo SPObras

Apresentações sobre o corredor Inajar de Souza:
Link 1
Link 2

 

Assessoria de Comunicação

SPObras - 17/04/2014