SPObras dá atenção especial à construção do corredor Inajar de Souza

Para reduzir ao máximo os transtornos causados no trânsito, e cumprir o prazo de entrega do novo corredor na zona norte, a SPObras trabalha com várias frentes de obra na região da Av. Inajar de Souza

As obras de Mobilidade Urbana no Corredor Inajar de Souza seguem a todo vapor. "Cinco frentes de trabalho se encontram distribuídas na região, o que tem tornado o ritmo das obras acelerado", afirma o engenheiro Maurício Prado, da SPObras, responsável pelas intervenções no local. Na Av. Inajar de Souza, as obras estão sendo realizadas nos trechos entre a Rua José Gonçalves Pires (Parada Edson Peregrini) até a Rua Guarataia (Parada Darcy Bitencourt), e entre a avenida Nossa Senhora do Ó até a Ponte da Freguesia do Ó, junto a um dos acessos da Marginal do Rio Tietê.

Na Av. Comendador Martinelli, a obra está em curso entre a Ponte da Freguesia do Ó e a Praça Pedro Corazza. Já na Av. Marquês de São Vicente, as obras estão ocorrendo entre a Praça Pedro Corazza e a Praça José Vieira de Carvalho (Av. Nicolas Baeur), no sentido bairro/centro, e também no trecho entre a Av. Antártica até a Rua Anhanguera. Aproximadamente 300 trabalhadores atuam para que as obras ocorram dentro do prazo previsto inicialmente (um ano e meio) e em perfeita harmonia.

Operários trabalham na Avenida Inajar de Souza na construcao do novo corredor feito com pavimento rígido

 A obra linear compreende a construção de 14,6 quilômetros de corredor de ônibus, assim distribuida: Terminal Cachoeirinha - Av. Inajar de Souza - Av. Comendador Martinelli - Ponte da Freguesia do Ó - Av. Comendador Martinelli - Praça Pedro Corazza - Av. Marquês de São Vicente - Av. Norma Pierucci Giannotti - Av. Rudge - Viaduto Engº Orlando Murgel - Av. Rio Branco - Praça do Correio.

Várias paradas de ônibus que se encontravam no canteiro central das avenidas foram demolidas. A SPTrans transferiu provisoriamente os pontos de paradas para o lado direito das vias. As novas paradas, que serão construídas, terão 60 metros de comprimento, quase três vezes maiores que as atuais. O aumento dessas plataformas garantirá comodidade e conforto aos usuários, e atenderá às novas dimensões dos ônibus que já circulam pela cidade, com 23 metros de comprimento.

As obras estão sendo realizadas nos dois sentidos: centro / bairro e bairro / centro. O corredor dos ônibus tem 3,5 metros de largura em pavimento de concreto. Além do corredor, as três faixas por onde circulam os veículos de pequeno porte (transporte individual), também serão beneficiadas com as obras e serão fresadas (raspadas) e recapeadas. A fim de minimizar os transtornos e causar menor impacto no trânsito, as obras de recapeamento dessas vias serão realizadas no período noturno. Conforme explica o engenheiro Maurício Prado, alguns trechos da Av. Inajar de Souza, onde inicialmente estavam previstos somente o tratamento superficial das vias (fresagem e recapeamento), terão que receber atenção especial na reestruturação da base do pavimento. Isso ocorrerá em virtude de alguns trechos da pista estarem precários e deteriorados. "Acreditamos que haverá a necessidade de reestruturar a base do pavimento, porém essa proposta encontra-se em fase de aprovação de projeto", afirma o engenheiro.

 

Pavimento rígido para circulação de ônibus recebe tratamento minucioso para ter uma superfície lisa, a fim de dar mais conforto aos passageiros

 

 

 

Apresentações sobre o corredor Inajar de Souza:
Link 1
Link 2

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 19/02/2014