Obras de combate às enchentes avançam no Ribeirão Perus

Intervenções eram aguardadas há 40 anos pela população. Mais de 146 mil pessoas serão beneficiadas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), trabalha desde maio de 2022 nas obras para o combate às enchentes na região do Ribeirão Perus, na Zona Norte. As ações eram esperadas há mais de 40 anos pela comunidade local, que nos verões sofre com as cheias do córrego.

As obras irão auxiliar no combate às enchentes nos bairros de Vila Caiuba, Vila Inácio, Vila Perus, Recanto dos Humildes e Jardim Adelfiore, beneficiando assim mais de 146 mil pessoas. Com financiamento do Governo Federal, R$ 130 milhões estão sendo investidos nas ações.

Atualmente as obras contam com três frentes de trabalho simultâneas. Os serviços estão concentrados nos reservatórios R2, R3 (localizados no Rodoanel Mario Covas) e na ponte da Rua Crispim do Amaral.

 Local dos futuros reservatórios em Perus

Ao todo, o contrato prevê a construção de quatro novos reservatórios para contenção das águas das chuvas. Eles estão localizados nas ruas Ernesto Bottoni (Areião), Cleonice Kammer Di Sandro (R1A) e no Rodoanel Mario Covas (R2 e R3), os reservatórios poderão armazenar, juntos, até 791 mil m³ de água. Esse volume é o equivalente a mais de 316 piscinas olímpicas.

Para melhorar o sistema de drenagem da região, a SIURB também irá executar a canalização de 1,1 quilômetro do Ribeirão Perus, no trecho da Rua Cleonice Kammer Di Sandro. As pontes das ruas Bernardo José Lorena, Crispim do Amaral e da Praça Inácia Diastambém passam por obras de altemaneto, garantido assim a vazão da água mesmo em dias de fortes chuvas. Na ponte da Praça Inácia Dias, as obras foram concluídas em junho de 2023. Já na ponte da Rua Crispim do Amaral, as intervenções foram iniciadas em julho deste ano e serão concluídas em novembro. Na Rua José Bernardo de Lorena o alteamento da ponte terá início em fevereiro de 2024.

A previsão é que as obras dos reservatórios serão concluídas entre dezembro de 2023 e julho de 2024 (R2 e R3), enquanto que a canalização do córrego estará totalmente finalizada em março de 2025. Durante o período de obras, 120 vagas de emprego serão ofertadas para a população local pela empresa responsável pelo contrato. Oitenta operários trabalham atualmente, sendo 80% da comunidade local.

Assessoria de Comunicação - SIURB