Galeria da rua Capitão João Cesário

A Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO) iniciou a construção da nova galeria de águas pluviais no trecho da rua Capitão João Cesário e o rio Tietê, passando sob a Marginal Tietê, sentido centro/bairro, em novembro de 2007 e concluiu as obras em 2008.

A obra tem extensão total de 431,10 metros, e foi divida em duas partes. Os primeiros 387,5 metros de galerias foram executados em tubos de concreto de 1,5 metros de diâmetro. Na travessia sob a Marginal Tietê, que tem extensão de 44,5 metros, foi realizada a canalização por método não destrutivo denominado ‘tunnel liner’. Este método consiste na abertura de um poço de visita, que é protegido por um shaft (lâmina de aço), por onde são realizadas pequenas escavações horizontais, que são concretadas gradativamente formando círculos, com seção de 1,60 metros. Desta forma o trânsito na Marginal Tietê não foi interrompido durante a obra. O custo foi de R$ 755,1 mil.

A nova galeria melhorou o escoamento das águas do centro da Penha até o rio Tietê, passando pela área do Clube Esportivo da Penha. Para levar as águas ao rio Tietê, foi construída uma nova galeria de águas pluviais, paralela com a pavimentação das ruas.