Comunidade do Caboré, na Zona Leste, passa por obras de requalificação urbana

Atendendo a uma demanda histórica da região, as intervenções contemplam a construção de uma nova área de lazer, além da canalização de 1.100 metros do Rio Aricanduva

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), segue trabalhando em centenas de obras para garantir a segurança e bem-estar dos paulistanos, principalmente nas áreas periféricas. No Jardim Maria Lídia, Zona Leste da Cidade, mais de 700 famílias já são beneficiadas pelas obras de requalificação urbana da Comunidade do Caboré. A gestão municipal está investindo R$74,4 milhões na implantação de uma nova área de lazer para a região e também nas obras de canalização do Rio Aricanduva.

Para combater as recorrentes enchentes que atingem a região, a primeira fase das intervenções contempla a canalização e contenção das margens do Rio Aricanduva, em um trecho de mil metros, entre as Avenidas Caboré, Domingos de Mendonça, Ragueb Chohfi e Jacu Pêssego. Os serviços irão aumentar a capacidade de vazão do rio, que está comprometida devido o processo de erosão de suas margens. A intervenção garante o bom funcionamento do sistema de drenagem da região, principalmente em períodos de fortes chuvas.

 Obras de canalização e contenção das margens do Rio Aricanduva

Nas segunda etapa dos trabalhos, a SIURB irá construir uma área de lazer para a Comunidade do Caboré. O novo equipamento social contará com 6,2 mil m² de área, e vai contar com academia para a terceira idade, quadra esportiva, pista para caminhada com piso drenante (que absorve a água da chuva), playground, bancos de concreto, nova calçada e paisagismo. Todos os equipamentos irão atender as normas de acessibilidade vigentes, o que possibilita que toda a comunidade tenha acesso aos novos equipamentos. Nesta segunda fase, outros cem metros do Rio Aricanduva também serão canalizados, o trecho fica localizado junto à comunidade.

 Construção de uma área de lazer para a Comunidade do Caboré

As obras de urbanização serão concluídas em julho deste ano, levando mais opções de lazer bem-estar para os moradores. Já os serviços de canalização serão finalizados em novembro.

Assessoria de Comunicação - SIURB