Secretaria de Obras conclui elevação de três pontes sobre o Ribeirão Perus, na Zona Norte

Ação visa melhorar o sistema de drenagem do córrego; Novos reservatórios já estão em operação e auxiliam no combate às enchentes da região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) segue trabalhando nas obras de drenagem do Ribeirão Perus, na Zona Norte. Com investimento de mais de R$ 130 milhões, as obras já geram benefícios para os mais de 146 mil moradores da região. As intervenções eram aguardadas há 40 anos pela comunidade local.

Nova ponte localizada na Rua Bernardo José de Lorena

Para adequar a vazão do córrego aos novos reservatórios que estão em fase de construção, três importantes pontes que cortam o Ribeirão Perus passaram por obras. Elas estão localizadas na Praça Inácia Dias, Rua Crispim do Amaral e Rua Bernardo José de Lorena. As estruturas foram alteadas, ou seja, estão mais altas. Hoje, as pontes contam com 3,5 metros de altura. As obras de alteamento foram iniciadas em dezembro de 2022 e concluídas em fevereiro deste ano, seguindo o cronograma previsto.

Nova ponte localizada na Praça Inácia Dias

Além do alteamento das pontes, o sistema de drenagem da região ganhou o reforço de dois novos reservatórios que já estão em operação. Os reservatórios R2 e R3 têm, juntos, capacidade para armazenar até 400 mil m³ de água, o equivalente a 160 piscinas olímpicas. Eles estão localizados próximo da Rua Curruíra e as obras serão finalizadas em julho deste ano. O contrato para as obras do Ribeirão Perus contempla ainda mais dois novos piscinões com previsão de entrega para 2025.

Nova ponte localizada na Rua Crispim do Amaral

Outra iniciativa da SIURB para melhorar o funcionamento do sistema de drenagem de Perus é a canalização de 1,1 quilômetro do córrego. A obra já foi iniciada e está localizada entre as ruas Ana Maria Franco Laranjeira e Ernesto Bottoni. Os trabalhos serão finalizados em março de 2025.

Obras de canalização do córrego entre as ruas Ana Maria Franco Laranjeira e Ernesto Bottoni

Novos reservatórios R2 e R3 que já têm capacidade para conter a água das chuvas

 Construção do novo reservatório R1A

Assessoria de Comunicação - SIURB
07/03/2024