Prefeitura de São Paulo trabalha na contenção das margens do Córrego Pirajussara

Ação visa garantir a segurança dos munícipes e recuperar o sistema de drenagem do local

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), segue trabalhando para garantir a segurança e bem estar de todos os paulistanos. Na Zona Sul da Capital, estão em andamento as obras para contenção das margens do Córrego Pirajussara, junto à Rua Bicci di Lorenzo. Com investimento de R$ 51 milhões, os trabalhos serão finalizados já em março.

Devido ao elevado índice de chuvas do último ano, e ao avanço do processo erosivo, houve o colapso das margens do Córrego Pirajussara. O trecho afetado está localizado nas ruas Bicci di Lorenzo e Roriz. Após vistorias, os relatórios da Defesa Civil e dos técnicos da SIURB apontaram risco iminente à vida dos paulistanos e à estabilidade dos mais de 20 imóveis do entorno. De imediato, a Secretaria tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores e dos motoristas que passavam pela via.

Atualmente, estão em andamento os trabalhos de concretagem das margens do córrego, recuperação do pavimento da via, recomposição do sistema de drenagem e passeios. Para melhorar ainda mais a vazão do córrego, e auxiliar no combate aos alagamentos da região, a SIURB também executa o rebaixamento do leito do córrego em três metros.

Outras intervenções no Córrego Pirajussara já estão em fase de planejamento. Elas fazem parte do Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR) que está em andamento na SIURB desde 2023. Ao todo, três áreas do córrego estão contempladas no Programa e já foram vistoriadas. Uma delas, no jardim Macedônia, já está em fase final de elaboração do projeto.

O PMRR foi desenvolvido em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Esse programa é formado por um grupo de trabalho intersecretarial. O PMRR foi elaborado com objetivo conduzir, de forma unificada o gerenciamento, monitoramento e intervenções nas áreas de risco no município de São Paulo. O programa abrange projetos para 100 áreas consideradas prioritárias, planos e procedimentos, bem como a criação de um banco de dados que irá compilar dados e informações que servirão de indicadores para definição de estratégias para lidar com a gestão de riscos no município, atendendo ao disposto no art. 300 do Plano Diretor Estratégico (PDE).

Assessoria de Comunicação - SIURB