Secretaria de Obras inicia atualização das normas técnicas para serviços de pavimentação na cidade

Aperfeiçoamento dos procedimentos vigentes visa garantir intervenções de qualidade nas vias da capital

Para modernizar as intervenções na malha viária da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) deu início aos estudos de atualização das normas técnicas de pavimentação urbana do município. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Fundação Vanzolini (FCAV), reconhecido instituto de ciência e tecnologia. Além da revisão das normas técnicas já existentes, também está previsto o desenvolvimento de novas diretrizes.

As normas têm papel fundamental na orientação das obras de pavimentação realizadas nas vias da capital, servindo de parâmetro não só para as intervenções realizadas pela SIURB, mas também para os serviços executados pelas demais secretarias e concessionárias. A normatização foca sempre na conservação das vias públicas, assim como o conforto e a segurança dos munícipes.

Os estudos contemplam a busca por novas técnicas no âmbito da pavimentação. Para isso, serão realizadas pesquisas, entrevistas e ensaios com diversos órgãos e empresas do ramo, tanto nacionais, quando internacionais. A atualização das normas almeja os padrões de excelência presentes no mercado.

Para além das questões técnicas, como o nivelamento das tampas de bueiro, ou serviços de tapa-buracos, os estudos abrangem temas socioambientais, destacando-se as pesquisas para implantação de pavimento permeável, o que reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. A previsão é que os estudos se estendam por 12 meses e, após aprovação, as novas normas serão publicadas.

Assessoria de Comunicação - SIURB