Secretaria de Obras trabalha na implantação de nova rede de drenagem no bairro do Limão, na Zona Norte

Com investimento de R$44 milhões, as obras visam combater as enchentes nos períodos chuvosos

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) segue trabalhando para ampliar a capacidade do sistema de drenagem da cidade e evitar os transtornos causados durante a temporada de chuvas. Na Zona Norte, no bairro do Limão, estão em andamento as obras para implantação de novas galerias pluviais, que irão aumentar a velocidade do escoamento das águas. Com investimento de R$44 milhões, a previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre deste ano, beneficiando mais de 80 mil pessoas que moram na região.

As obras no entorno da Rua Jacofer, iniciadas em janeiro deste ano, são executadas em duas etapas, visando reduzir ao máximo o impacto no trânsito da região. A primeira fase contempla a implantação de galerias de concreto pré-moldadas entre as ruas Jacofer, Coronel Mário de Azevedo, Matheus Mascarenhas até o encontro com as Ruas Luar do Meu Bem e Francisco Rodrigues Nunes.

 Primeira fase das obras

A segunda fase será realizada pelo método conhecido como "tunnel liner”, quando as escavações acontecem diretamente no subsolo, sem a necessidade de grandes interdições. Serão construídos dois túneis sob a Rua Domingos Marchetti, que serão conectados às galerias construídas na primeira fase das obras. Os novos túneis irão desaguar no Córrego Papaterra Limongi. Ao todo, serão construídos mil metros de novas galerias. Os serviços englobam, ainda, novas bocas de lobo, ramais de captação em tubos de concreto, poços de visita e nova pavimentação em todo perímetro da obra.

Para aumentar ainda mais a velocidade do escoamento das águas no bairro do Limão, a SIURB está finalizando o desenvolvimento dos projetos de drenagem na Avenida Nossa Senhora do Ó. A previsão é que as obras tenham início em fevereiro.

Serão executados 1,2 km de novas galerias em tubos de concreto armado, que irão se estender pelas avenidas Nossa Senhora do Ó, Antônio Munhoz Bonilha até as ruas Bartholomeu do Canto e João Librina. Quando finalizadas, as novas galerias irão desembocar no córrego Cabuçu de Baixo.

Assessoria de Comunicação - SIURB